TEMPERAMENTO DAS PESSOAS
Temperamento das pessoas e seus aspectos negativos e positivos.
SANGUÍNEO.
Defeitos do Sanguíneo:
Uma pessoa com o temperamento sanguíneo se dá muita importância para o presente em que ela vive. Não consegue ter uma perspectiva de sua vida por ter medo de encarar a realidade. O medo de ser oprimido, medo das coisas não saírem como planejado, ou até ser criticado tem feito com que o sanguíneo se recue em muitos de seus projetos. Em muitos casos, o sanguíneo tem medo até do casamento. Medo de não dar certo o relacionamento, medo de ser traído, medo de ter filhos. É como uma lagarta dentro de um casulo e morresse ali com medo de sair para voar.
Uma pessoa com o temperamento sanguíneo, quando é decepcionada por alguém, ela acaba desistindo, com medo de ser decepcionada novamente. É por isso que muitos relacionamentos com pessoas com este temperamento terminam porque o sanguíneo não consegue levar um relacionamento seguro. Suas amizades são inseguras porque não consegue confiar em ninguém.
No trabalho não consegue ser promovido, com medo de tomar decisões e acabam ficando a vida toda na mesma ocupação de sempre.
Pelo fato dele ser inconstante não consegue levar a vida a sérios. Ele pode estar sempre mudando de profissão, mudando de emprego. Quando parece ser ameaçado, ele muda. Pelo fato de ser uma pessoa volúvel, se atrapalha todo por não cumpri o que prometeu.
Acaba violando contratos, mudando aquilo que falou, não consegue levar adiante seu regime, sua caminhada, a academia. Uma pessoa sanguínea conclui poucos de seus propósitos. Digamos que é aquela pessoa que começa um projeto e não termina. Trazendo para o lado espiritual, uma pessoa sanguínea não consegue criar raiz em uma igreja. Para ela não existe igreja perfeita.
O sanguíneo é as vezes covarde, não encara os seus problemas de frente. Assim que surge um problema, ele foge. Tem como costume negar seus atos. Não gosta de se esforçar, não gosta de pensar. Ele tem uma forte tendência para a preguiça. O sanguíneo gosta de dar palpite, mas não se empenha em executá-los. Ele é aquela pessoa que quer ir para o céu, sem que tenha de praticar a palavra de Deus. A sua pouca força de vontade acaba influenciando outras pessoas que estão em sua volta.
É difícil conviver com um sanguíneo pelo fato de ser indisciplinado. Ele não aceita ser repreendido. Mesmo estando errado, quer estar certo. A pessoa indisciplinada acaba sofrendo porque nunca reconhece o seu erro. O sanguíneo não consegue cumprir ordens que são estipuladas dentro de uma casa, em uma igreja, ou em uma empresa. Qualquer tipo de regra que existe, deixa o sanguíneo fora de si.
Esse temperamento faz da pessoa, impulsiva. Um filho quando tem esse temperamento , não aceita ser corrigido pelos pais. E quando isso acontece, sua reação é sair de casa.
Identificamos esse temperamento no “filho prodigo”. Por ele não querer mais cumprir as regras da casa, não ser corrigido pelo pai, ter preguiça de trabalhar, ser um jovem que mudava de opinião constantemente, chegou um momento em que ele agiu pelo impulso. Não refletiu no que poderia acontecer mais adiante na sua vida e foi embora de casa. (Lc.15:11-32)
A pessoa do tipo sanguínea é barulhenta. Gosta de farra, onde ela chega, faz a festa. O sanguíneo, é aquele que gosta de aparecer, gosta de ser notada, e quando recebe um elogio, grita, salta e se sente feliz.
Qualidades do Sanguíneo:
Um sanguíneo, pelo fato de ter muitos defeitos, ele pode se dar bem pelo fato de ser comunicativo. Ele consegue convencer as pessoas com suas palavras e seus discursos. Mesmo sendo inseguro no que diz, acaba convencendo muitos. Ele é aquela pessoa que gosta de falar em publico e não perde uma oportunidade para criar uma polemica. O sanguíneo não tem dificuldade nenhuma para entrar e sair de qualquer assunto. Em uma fila de banco, supermercado, INSS, ele está sempre arrumando assunto.
Ele é uma pessoa excelente e muito prestativa com os outros quando a situação é favorável a ele. Está sempre pronto a prestar favor aos outros. Quando é para ajudar alguém, ele se desdobra todo, mas quando se refere a ele mesmo, tem dificuldade em executar ou fazer.
É um excelente contador de história, só que entusiasma tanto que acaba sendo o próprio personagem. Tem facilidade em falar da vida alheia e se envolver com ela. Pode ser muito útil para descobrir as necessidades de pessoas com problemas e com sua disponibilidade em ajudar, pode ser um instrumento fundamental no trabalho social. Com sua simpatia, ele consegue trazer para próximo de si muitas pessoas. Sua maneira simpática acaba conquistando multidões.
Os sanguíneos são bons companheiros. Na hora de um problema ou crise, que seus amigos estão enfrentando, ele toma a frente e tenta resolver. Ele é o tipo de pessoa que nunca vai deixar seu companheiro para traz. Ele pode ser um bom soldado. Para muitos, ele pode ser um pouco estranho por não ser persistente, mas o sanguíneo compreende muito bem as pessoas.
Ele chora com os que choram, sofre com os que sofrem e sorri com aqueles que sorriem.
COLÉRICO
O colérico é um temperamento difícil porque ele atrai oposição contra ele mesmo e isso o deixa infeliz
Defeitos do Colérico:
Para identificarmos um colérico, basta olharmos para a expressão do seu rosto. Um semblante fechado, olhar frio e sem brilho. É tomado por um sentimento de amargura. Por onde ele passa, deixa um rasto de destruição porque causa pavor. Ele tem fome de guerra, disputa, divisão. É uma pessoa que se irrita muito fácil com tudo e com todos. Um pequeno gesto, uma palavra dita fora do tempo, ou uma simples brincadeira, já é motivo para deixa-lo irritado.
O colérico tem prazer em zombar de outras pessoas. Ele não é confiável para guardar segredos, mais cedo ou mais tarde acaba revelando. O colérico tem uma forte tendência em desprezar as pessoas, não são todos que lhe agrada e com isso ele escolhe quem será seus amigos. Por ser sarcástico, tem uma mente maliciosa e faz mau juízo de todos.
É impaciente, acaba tomando decisões precipitadas e na maioria das vezes, é levado pelo momento e acaba fazendo coisas sem pensar nas consequências que virá. Ele não consegue esperar. Para um colérico, é uma tortura ter que esperar alguém, fica inquieto quando tem que esperar em uma fila ou no ponto de ônibus. Não consegue ser professor, porque não tem paciência de ensinar. Ele está sempre mudando de igreja porque não consegue esperar na providencia Divina e acha que a culpa é da igreja por suas bênçãos demorar.
O colérico gosta de fazer uso da autoridade que exerce. Um policial colérico, mesmo depois de um bandido dominado, ele ainda quer espanca-lo. Um líder religioso colérico coloca fardos pesados sobre seus fieis que ele mesmo não consegue carregar. Um gerente de produção colérico irá exigir muito trabalho dos funcionários. Tudo porque são pessoas prepotentes.
Outro defeito que vemos em uma pessoa colérica é a intolerância. Ela sempre tem opiniões diferentes. “É do partido contra”. Se todos concordam, ele discorda.
Suas atitudes são sempre agressivas e odiosas, não admite erros nem falhas. Ele gosta de ser admirado e faz de tudo para conseguir alguns elogios, ser reconhecido no que faz, e ser louvado. Ele vive uma vida imaginária e acaba até vivendo algumas de suas fantasias. Gosta de aparentar aquilo que ele não é; Anda muito bem arrumado; Gosta de frequentar os melhores lugares da sociedade. Vive uma vida de ilusão. Ele não gosta de perder.
Qualidades do Colérico:
O colérico é uma pessoa muito enérgica. Ele exige muito de si mesmo. É uma pessoa cheia de energia e tem muita disponibilidade para tudo. Por ele ser cheio de energia, ele mesmo gosta de fazer as coisas; não suporta ficar olhando outras pessoas fazendo. Gosta de estar envolvido em tudo. É uma pessoa decidida, não muda de opinião e está sempre correndo atrás de seus objetivos.
Um colérico não consegue ver dificuldade. Para ele tudo é natural, não existe obstáculo que ele não supere. Ele é ousado e não tem medo de entrar em algum negocio ou alguma sociedade. É bem decidido em tudo que vai fazer. Para ele não existe embaraço. Tem suas próprias opiniões e sabe muito bem aquilo que quer.
Julga tudo e todas as coisas e mesmo que tudo pareça complicado, ele consegue ver que tudo vai dar certo. Sempre consegue chegar onde deseja e não volta atrás naquilo que planejou.
O colérico gosta de ter o controle de tudo. Qualquer atividade que for fazer, mesmo que ele não esteja envolvido, ele quer saber o que está acontecendo e como será realizado. Gosta de dar ordens, palpites e opiniões.
Para ele, ficar fora de alguma programação é frustrante.
MELANCÓLICO
As pessoas melancólicas dão muita importância àquilo que dizem ao seu respeito. Uma simples palavra pode motivá-la ou desmotivá-la.
É uma pessoa muito desconfiada e tem em sua mente que está sendo sempre traído. Com isso, o melancólico acaba vivendo uma vida de infelicidade.
Defeitos do Melancólico:
O melancólico é aquela pessoa que coloca seus interesses, suas opiniões, suas necessidades em primeiro plano. Julga-se inferior aos outros e em alguns casos quando ameaçada, acaba partindo para agressão física ou verbal. Quando se sente ofendido, ele procura logo desforrar a afronta. É aquela pessoa que gosta de pagar com a mesma moeda. Ela acredita que tudo na sua vida vai mal e quando encontra dificuldade em realizar um projeto culpa a si mesmo pelo seu fracasso. Fica remoendo dentro de si o desejo de vitoria e se sente incapaz de realiza-los.
O melancólico é muito bom em sonhar, projetar, imaginar, mais na hora de executar seus projetos, ele mesmo cria obstáculos. Quando algo da errado ele fica desorientado e sente-se envergonhado, acaba criando tumulto e é muito tímido. Sempre julga incapaz de realizar as tarefas, ele acredita mais no impossível do que no possível.
O melancólico é fechado para mudanças. Ele gosta de sua vida rotineira. Por ser uma pessoa inflexível, está sempre fazendo as mesmas escolhas. Frequenta os mesmos lugares, os mesmos restaurantes, as mesmas comidas, dificilmente troca de carro, quando vai viajar, procura ir sempre para os mesmos lugares.
Ele não muda sua personalidade. Acha que nasceu daquele jeito e tem que morrer assim.
Qualidades do Melancólico:
O melancólico possui qualidades importantes para uma pessoa. Com sua habilidade, faz tudo muito perfeito e fica muito concentrado no que está fazendo. Quando esta conversando com alguém, ele volta toda a sua atenção para aquela pessoa. Começa um projeto e vai até o fim, aconteça o que for, ele não desiste.
O melancólico se emociona com facilidade e se sensibiliza com o sofrimento alheio. Ele se sacrifica para ajudar o próximo. Sofre com o erro dos outros, e não admite uma pessoa viver na pratica do erro.
Ele leva ao estremo aquilo que faz e cobra muito si mesmo por querer tudo perfeito.
Preocupa-se muito com sua estética. Seu maior medo é ser mau falado ou ser cobrado. Para o melancólico, sua aparência e seu estilo de vida é muito importante. Ele é aberto a ideias, sugestões, conselhos e analisa todos eles de uma forma minuciosa.
Leva tudo muito a sério, trabalho, estudo, amizade. Sacrifica-se o máximo para manter a boa amizade e um bom relacionamento.
FLEUMÁTICO
O fleumático é uma pessoa que faz tudo com muita prudência e cautela, mas, mesmo ele sendo tão cauteloso não deixa de ter seus defeitos.
Defeitos do Fleumático:
O fleumático é uma pessoa que busca seus próprios interesses e pensa somente em si. Por ele se concentrar só em sim, acaba experimentando o medo e a insegurança, e com isso se sente desmotivado a encarar os problemas, vivendo a sensação de uma vida vazia.
O fleumático não consegue tomar suas decisões sozinho, acaba perdendo muitas oportunidades e adiando muitas coisas em sua vida.
Ele é uma pessoa sonhadora, mais nunca tem a coragem de tomar a iniciativa e fica contemplando como seus sonhos seriam na vida real. Sempre suspeita e duvida de todos. Fica zangado com facilidade e perde facilmente a confiança com as pessoas.
O fleumático é vaidoso e gosta de exibir aquilo que tem. Gosta de olhar para si mesmo e admirar-se.
Diante de algumas circunstâncias em sua vida o fleumático se sente desanimado e não consegue ver motivos para algumas realizações. Basta uma pequena discussão para desmotiva-lo.
Qualidades do Fleumático:
O fleumático é aquela pessoa que consegue manter a calma mesmo em um vendaval de problemas. Quando agredido ou ofendido, ele não se altera, simplesmente sai de cena e procura adaptar seu caráter às circunstancias e ficar calmo apesar das tempestades exteriores. Ele é uma pessoa estável, segura. Quando determina fazer algo se sente confiante no que está fazendo. É uma pessoa equilibrada. Age de forma natural com as pessoas.
O fleumático é uma pessoa que responde pelos seus atos, e assume os seus compromissos cabalmente. É responsável com o trabalho com os estudos, com a família, etc. Ele é competente e tudo que faz da bons resultados.
Ele procura conservar o seu caráter, sua dignidade, seus bons modos, as tradições os costumes. Sabe tratar dos seus negócios muito bem, olha para a realidade das coisas e não para as fantasias de uma vida vazia. É um bom governante, sabe muito bem em que direção está caminhando.
O fleumático está sempre à frente para ensinar e conduzir as pessoas. Ele é amável, delicado com as coisas que faz, procura agir de maneira discreta, não gosta de ser notado.
Uma pessoa fleumática está sempre bem disposta em tudo que for fazer.
Ângelo Pedro Depintor