POR QUE NAO DEVO TOMAR VINHO

14/11/2014 00:43

 

 

No inicio da humanidade, o pecado entrou no homem pela desobediência.  Deus tinha dado a ordem a Adão e Eva para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn.2:17),  e eles comeram. (Gn.3:6).  Com isso a maldade entrou no coração do homem e todos foram destruídos pelo dilúvio. (Gn.6:5-7)

 

Deus viu que Noé era justo no meio de um povo perverso e preservou a vida dele e de sua família. (Gn.6:8).

Depois do dilúvio, toda maldade havia cessado. Só Noé e sua família existiam para recomeçar tudo de novo.  E Deus os abençoou (Gn.9:1).

 

Quando a terra se tornou produtiva novamente, Noé plantou uma vinha e se embebedou, trazendo vergonha para seus filhos.(Gn.9:20-21).  Assim entra o pecado novamente no homem, só que desta vez foi pela bebida e com isso veio a maldição sobre as famílias. Noé, quando despertou do vinho, amaldiçoou o seu neto Canaã filho de Cam. (Gn.9:23-25).  Até aos dias de hoje, as famílias são destruídas por causa da bebida,  quando não é os pais que bebem, são os filhos.

 

Muitos questionam que a Bíblia fala sobre o vinho. Que não há mal algum tomar vinho. Em fim, muitos falam aquilo que lhes convém. Outros alegam que devem servir vinho na Santa Ceia.  Como Deus vai libertar uma pessoa do vicio do álcool, se ele está tomando vinho dentro da igreja. “Um absurdo isso”.

 

Veremos a seguir o que a Bíblia nos fala sobre o beber vinho.  Veja neste estudo alguns maus que o vinho causa, não só o vinho, mas toda bebida que contem álcool, seja ela qual for.  É de muita importância também que você confira em sua Bíblia, versículos citados.

 

INCESTO

O vinho ou a bebida alcoólica é um colaborador para o incesto nas famílias.  O abusos sexuais, a pedofilia, relações sexuais de pais com filhos, tem origem na bebida, ou no vinho.  As filhas de Ló tiveram relações sexuais com ele porque embebedaram seu pai com vinho.  (Gn.19:32-36).

 

AOS SACERDOTES

            Antes de falarmos deste assunto, é bom lembrarmos que Deus nos chama de Sacerdócio real. (I Pe.2:9).  Se Deus nos chama de sacerdócio real, temos que considerar as instruções de Deus para os primeiro sacerdotes.  Era proibido por Deus o sacerdote tomarem vinhos e bebidas fortes e isso seria para o ensinamento de todo o povo para fazer a diferença.  (Lv.10:8-11). 

            O que acontece hoje é que o povo de Deus não quer fazer a diferença, mas desejam se contaminar com as orgias deste mundo e depois chegarem diante de Deus como se nada estivesse acontecendo.

            Em Ezequiel, Deus dá ordens aos sacerdotes para não beberem vinho quando entrarem no “átrio interior”.  Talvez você esteja se questionando: “Há, mais era só quando entravam no átrio interior, depois podiam beber”.  A Bíblia diz que temos acesso ao Pai em um  Espírito. (Ef.2:18).  Se for a um Espírito, estamos na presença do Senhor constantemente.  Aquele que é cheio do espírito de Deus não se embriaga com vinho.  (Ef.5:18).

 

NAZIREU

            O que é “Nazireu”?  Era as pessoas que faziam votos porá com Deus.  Aquele que aceita o Senhor Jesus como seu Salvador, faz votos de segui-lo

            Quando uma pessoa faz um voto ao Senhor, ela é proibida por Deus de tomar vinho ou qualquer bebida forte. (Nm.6:2-4). 

(Obs.  Quando se fala de bebida forte, em algumas versões encontraremos cerveja , ou na versão ave Maria diz bebidas inebriantes)

 

NA GRAVIDEZ

            O vinho é uma bebida abortiva, assim como qualquer outro tipo de bebida alcoólica. Prejudica a saúde do bebê. 

            Quando a mãe de Sansão foi para ficar grávida, Deus à alertou para não beber vinho nem bebida forte.  (Jz.13:2-3).

 

TRAZ A MORTE

            O vinho deixa a pessoa descuidada, fora de si, sem capacidade para se defender.  Absalão matou Amnom, quando ele estava embriagado de vinho.                  (II Sm.13:28).

 

LEVA O HOMEM A ESPOR SUA MULHER

            O rei Assuero estando embriagado com vinho chamou a rainha Vasti para expor sua beleza aos amigos que bebiam com ele.  (Et.1:10-11).  O que entendo com isso é que o vinho leva a pessoa expor o seu cônjuge. O adultério, a poligamia, e outros males no casamento tem origem na bebida alcoólica. Neste caso o vinho fez o rei Assuero querer expor a sua mulher.  Quantos maridos embriagados acabam dando suas esposas aos amigos, ou as mulheres embriagadas, acabam cedendo ao adultério.

 

ESCARNECEDOR

            O vinho provoca a ira, cria tumultos, e gera briga.  Todas as confusões que presenciamos, brigas, discórdias, tem fundamento na bebida e no vinho.  Salomão, o rei mais sábio que já existiu, testemunha isso.  “O vinho leva a pessoa falar mal do irmão, do amigo, etc”.  (Pv.20:1).

 

AS DORES

            A dor na consciência, decepções, frustrações, tristezas, enfermidades, são causas do vinho.  (Pv.23:29-30)

 

NÃO OLHAR PARA ELE

            A Bíblia diz que não devemos olhar para o vinho quando se mostra vermelho. (Pv.23:31).  Isso que dizer:  Quando a pessoa é atraída por ele, dá um nó na garganta de vontade, ou água na boca. É necessário resistir a essa tentação, porque ela é humana. Você pode resistir, porque Deus providencia o escape. (I Co.10:13).

            O vinho faz a pessoa ver coisas esquisitas e falar coisas perversas do tipo mentiras.  (Pv.23:33).  Faz o individuo viciar.  (PV.23:35),  (Is.56:12).

 

AS FESTAS  

            Deus abomina toda e qualquer festa que contem bebida alcoólica.  Aqueles que festejam com bebidas alcoólicas, acabam sendo levado cativo por causa de suas bebedeiras. (Is.5:11-13). Quando a pessoa está em um festas deste tipo, ela está deixando de considerar os feitos de Deus.

           

FALTA DE SABEDORIA.

            A bebida alcoólica e o vinho, pode parecer atraente no momento que está sendo ingerido, mas depois tira o entendimento das pessoas e as fazem abandonar ao Senhor (Os.4:11-12)

 

AOS OBREIROS

            Tanto aos diáconos como aos presbíteros (pastores), o Apostolo Paulo os adverte para não servem dados ao vinho.  (I Tm.3:1-13).  Este texto serve para pastores, diáconos e diaconisas. 

            É importante lembrarmos-nos do que citei a cima: entramos na presença de Deus todos os momentos, por isso não devemos beber vinho, a menos que não estejamos interessados em estar na presença de Deus.

 

CONCLUSÃO

            Reservei uma passagem para mostrar a você o quanto é importante não beber vinho nem bebida forte.  Você alegrara o coração de Deus com isso. 

            A Bíblia fala de um povo que foi honrado por Deus, por não beberem vinho. Os “recabitas” recusaram tomar vinho porque o patriarca deles havia dado uma ordem de nunca tomarem vinho e, eles obedeceram  (Jr.35:1-14).  Deus usa essa passagem para mostrar ao povo o quanto as Palavras do Senhor estava sendo esquecida.

 

            Agora que você já sabe dos males que o vinho ou a bebida alcoólica causa, não beba nem olhe para elas.

            Seja sábio, seja uma benção, seja temente a Deus.

 

 

Ângelo Pedro Depintor.

 


Crie um site gratuito Webnode