PECADO PARA A MORTE ?
“ Se alguém, vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará ida, aos que não pecam para a morte. Há pecado para a morte e para esse não digo que rogue”. 1 Jo 5:16
À primeira instância notamos, que o apóstolo João estava se dirigindo aos crentes, porque menciona o termo “ irmão”; por conseguinte, o pecado aqui tratado, é cometido por pessoas conhecedoras, da palavra de Deus.
Desejo falar um pouco sobre o pecado. Existe uma teologia ( romanista), que fixa diferença entre pecados; e são: Os “ veniais” (pecados mais “leves”, perdoável sem confissão; pecados não para a morte) e os “mortais” ( pecado “capitais” segundo o dogma romano que são: Orgulho, avareza, luxúria, inveja, gula, cólera e preguiça; e estes pecados são fontes de todos os outros. Entretanto a Bíblia revela que todo pecado é mal e igualmente repugnante para Deus (Ez 18: 4 )
O pecado basicamente é: transgressão da lei ( ou,palavra de Deus – 1 Jo 3:4 ), e se constitui uma barreira que nos separa de Deus ( Is 59:2 ). O original grego para pecado é: “Amartia”, e significa: errar o alvo, ou sair do desígnio de Deus.
Mas voltando para o assunto do pecado para a morte; o que nos intriga é o fato de que o autor sagrado não especifica o tipo de pecado, mas apenas assevera a realidade da existência de pecados “ graves” e “ menos graves”. o Senhor Jesus Cristo diz que, alguns fariseus e escribas receberiam juízo muito mais severos, isto representa que o pecado por eles cometidos eram mais graves. (Mt 23: 14).
Este pecado grave, deve gerar, como, conseqüência a morte (Rm 6: 23 ) e eterna, isto é, a condenação. No caso em apreço não acredito que a idéia de morte seja física ( At 5:1-11); 1Co 5:5; 11:30 ), tendo em vistas o contexto imediato, tratar-se da vida eterna ( VS 11 e 12 ).
O pecado para a morte está um tanto relacionado com blasfêmia contra o Espírito Santo ( Mc 3:29; Mt 12: 22-23 – no aspecto condenativo ), entretanto não há qualquer referencia, que o apóstolo João, tinha tal pecado em mente.uma coisa a mais que pode ser observada, neste versículo que estamos analisando, é que, a intercessão é recomendada, quando o pecador não peca para a morte; todavia João desencoraja a oração intercessora, para indivíduos que cometeram o pecado para a morte (Jr 7:16; 11:14; 14:11; 1Sm 2:25 ), isto revela dizer que tal intercessão seria inútil; pois assim como não oramos pelos que morreram fisicamente (Hb 9:27), da mesma forma não devemos orar por aqueles que tendo adquirido vida de Deus (1Jo 3:9 ), preferiram deliberadamente, se entregar à prática de pecados seríssimos (Hb 6:4-8 ); podemos dizer que pessoas que se desviaram conscientemente e abraçaram um modo de vida que sabe ser abominável para Deus; deste modo,o indivíduo por livre escolha, esta eternamente perdido ( Rm 1: 28 e 32 ) ou morto espiritualmente (Ap 20 :12-15 ), uma idéia forte de pecado para a morte, também aceita, entre os estudiosos das Escrituras, seria a APOSTASIA, que literalmente significa “ rebelião” contra Deus; que foi basicamente o pecado que satanás cometeu, e que resultou na sua expulsão do reino de Deus, e posteriormente sua condenação eterna ( Mt 25:41) ; assim sendo, a pessoa intencionalmente resolve abraçar uma “fé” contrária ( 1 Tm 4 : 1) e é entregue à operação do erro (2Ts 2:10-12 ), e conseqüentemente à condenação eterna (Jd 4 ). Veja 1 Sm 15: 23 ª.