PECADO FORA DO CORPO
(I Co. 6:18) fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
Impureza traduz: Macula moral, sujeira, imoralidade, obscenidade, etc. sem duvidas, a impureza aqui tratada está voltada para perversão sexual generalizada. A impureza começa no pensamento:
“Eu, porem, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela”. (Mt.5:28)
A palavra impureza no original grego é “pornéia” que anuncia qualquer tipo de contato sexual impróprio ou ilícito. A Bíblia emprega vários nomes de pecados sexuais.
- Adultério: Relação sexual de pessoa casada com outra que não seja seu cônjuge. (Ex.20:14; Mt.5:27; Rm.13:9).
- Prostituição: Pessoa que tem relação sexual por dinheiro (Nm.25:1; I Ts.4:3)
- Poligamia: Casamento de um com muitos. Estado de ter mais de um cônjuge ao mesmo tempo. (Mt.19:4; I Co. 7:2; I Tm.3:2).
- Lascívia: Comportamento sensual no traje, na maneira de sentar-se, linguagem, etc. (Mc.7:22; I Ts. 4:5; Cl.3:5).
- Homossexualismo: Atividade sexual entre dois individuo do mesmo sexo. (Rm.1:26-27; I Co.6:9; Lv. 18:22; e 20:15).
- Luxúria: Atração pelos prazeres carnais, entrega à sensualidade. Ato de libertinagem. (II Pe.2:9; Jr.13:27).
- Fornicação: Relação sexual de pessoas solteiras, com pessoas casadas ou não. (Ef.5:5; Hb.12:16; Ap. 21:8).
- Lesbianismo: Mulher homossexual. Diz-se do amor sexual de uma mulher por outra. (Rm.1:26).
- Orgia: Festim indecente, sexo em grupo, troca de parceiros simultaniamente. (Lc.21:34; Rm. 13:13; I Pe. 4:3).
- Perversão/ Abominação: Relação sexual com animais, ação e outros exercícios. (Lv.18:23; 20:15-16; Ex.22:19; Dt.27:21)
- Depravação: Degeneração de costumes. Disse de atos sexuais desviados do natural (Gn. 6:5; Pr.16:27; He. 17:4).
- Masturbação: Excitação dos órgãos genitais tanto (masculino ou feminino), pelo contato da mão ou qualquer objeto até o orgasmo. “fornicação ou adultério psicológico”. (Ez.23:21 + Mt.5:28).
- Incesto: União sexual ilícita entre parentes consanguíneo e afins (próximos). (Lv.18:17 + 20:14; Dt.27:20-23; Mt.14:3-4; e I Co.5:1).
Muitos pensão que as pessoas são manipuladas por demônios para cometerem esses tipos de pecados, mas na verdade eles são obras da carne, ou seja, desejos da própria pessoa.
Depois desta lista enorme de pecados sexuais que apresentamos, desejo mencionar que o sexo em si não é pecado; desde que seja dentro do casamento.
É muito bom lembrar que indivíduos que não tiveram uma experiência real do Novo Nascimento (Jo.3:3-5), ou mesmo que tenha se entregado às obras da carne (Gl.5:19-21), estarão sendo controlado por demônios em setores emocionais desajustados de sua vida, sendo deste modo escravizados a cometerem pecados sexuais generalizados ou específicos.
Neste caso só a obra de libertação em Cristo Jesus e a santificação progressiva (II Co.3:18; Hb.12:14), através de exercícios espirituais (Oração, Jejum, estudo Bíblico), poderá garantir uma completa libertação.
Mas, voltemos ao assunto principal deste ponto. O que seria pecado fora do corpo?
Podemos definir, pecado fora do corpo, como sendo pecados que cometemos que não atinge o nosso corpo de forma direta.
A imoralidade ou impureza, é um pecado que atinge o corpo diretamente, pois, o expõe ao perigo de contrair doenças infecciosas e contagiosas e até mortais, como é o caso a Aids. Alem de ser um desrespeito ao santuário de Deus (o nosso corpo).
Pecar contra o próprio corpo revela ser: Entregar o corpo para a impureza ou fornicação; corpo este que pertence ao Senhor, (I Co.6:19), fazendo do mesmo, corpo de uma meretriz.
Seria uma mistura do santo com o profano, do limpo com o sujo, da luz com as trevas. (II Co.6:14-18).
O pecado da impureza não deve ser enfrentado, por ser ele muito perigoso e malignamente atrativo, devemos fazer o que as Escrituras nos instrui: Fugir deles.
Sendo assim, é bom o cristão verdadeiro esquivar-se de filmes e literaturas pornográficas. Da mesma forma, do contato ou excesso de intimidades (caricias), no namoro ou fora dele, com quem quer que seja.
A Bíblia nos mostra um bom exemplo de alguém fugindo da imoralidade. (Gn.39:7-13).
Quando José fugiu dos assédios da mulher de Potifar.