PAULO REBATIZOU
“ Disse-lhes Paulo: João realizou batismo do arrependimento, dizendo, ao povo que cressem naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
Eles tendo ouvido isto, foram batizado em nome do Senhor Jesus”. At 19:4-5.
O apostolo Paulo, dedicado missionário cristão entre os gentios: havia sido impedido pelo Espírito Santo, de pregar na Ásia ( At 16:6 ), passado algum tempo,isto lhe foi permitido; ao adentrar, na cidade de Éfeso ( que por sinal era o maior centro comercial, religioso e político na Ásia menor), se deparou com um grupo de 12 discípulos de João ( o batista), que provavelmente chegaram a Éfeso, na companhia do intrépido Apólo, que apesar de tudo, tinha um conhecimento limitado acerca do caminho de Deus (At. 18:24-28).
Paulo querendo saber da condição espiritual daquele pequeno grupo de novos conversos, indagou-lhes, se já haviam recebido o batismo com o Espírito Santo, ao que, responderam negativamente, asseverando o fato de que nem ainda sabiam da existência do Espírito Santo ( VS. 2 e 3 ), e que apenas conheciam o batismo realizado por João.
Paulo após expor, que as promessas de João se cumpriam em Jesus, e tendo eles crido, foram “ novamente batizados”, conforme vemos o verso 5; este episódio pode levantar uma dúvida: Paulo então, rebatizou ? Podemos dizer categoricamente que : Não; vejamos a seguir.
O mesmo apóstolo quando escreveu aos Efésios ( 4:5 ), nos diz: “ Há um só Senhor, uma só fé, e um só Batismo” ; assim sendo, a explicação mais aceitável para este “ pseudo-rebatismo” é que :
1º João realizou o batismo às margens do Jordão segundo a Lei, sendo ele o último dos profetas ( da lei – Mt 11:13 ), era um ritual judaico de purificação, usado também para receber prosélitos ( estes eram pessoas que abjurava suas crenças para adotar a religião judaica – Mt 23 : 15 ), arrependidos dos seu pecados.
2º Paulo realizou o batismo cristão, ordenado por Jesus depois de sua ressurreição ( Mt 28 : 19 ), isto é , o batismo segundo a Graça ( a 6ª dispensação que durará até o rapto da igreja), sendo que o batismo cristão afirma a obra redentora de Cristo; e como explicamos no estudo ( ponto) anterior, o batismo cristão representa a morte para o mundo e a ressurreição para Deus.
Como vimos o batismo de João e o batismo cristão são ordenanças distintas. No batismo cristão usa-se a fórmula “ em nome do Pai ( Deus ), do Filho ( Jesus Cristo ) e do Espírito Santo ( Consolador ) até então desconhecido dos novos conversos de Éfeso.