OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS

30/07/2016 08:09

 

INTRODUÇÃO

 

A principal função de Deus no Antigo Testamento era salvar Israel dos seus inimigos.

Israel conheceu Deus como seu Salvador antes de conhecê-lo em qualquer outro agir.  O Senhor os libertou da terra do Egito primeiro, para depois mostrar o seu poder.

(Os.13:4) “Todavia, eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecereis outro deus alem de mim, porque não há Salvador, senão eu”.

 

Será que a Salvação de Deus é só para Israel?  Claro que não!  Veja o que Deus diz:

(Is.45:22) “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus e não há outro”.

Antes de você conhecer o poder de Deus ele precisa primeiramente te salvar.  Talvez você diz: Do que eu preciso ser salvo?

Deus precisa nos salvar de nós mesmos e de muitas coisas más que há em nós; por exemplo.

Mal Físico – Fome, pobreza, enfermidade.

Mal Moral – Conceitos, hábitos, ações

Mal Espiritual – Alta-estima baixa, medo, preocupações, inveja, desanimo, ansiedade, duvidas, timidez, falta de perdão, orgulho, murmuração, desconfiança, ódio, etc.

 

Só a luz da santidade de Deus pode revelar o homem a ele mesmo e mostrar-lhe o seu pecado.

 

Com isso podemos entender que a principal função de Deus era salvar Israel dos egípcios, Amalequitas, Filisteus, Cananeus, Babilônios. E em outras ocasiões, Deus precisava salvar Israel dos seus próprios pecados e idolatrias.

 

OS INIMIGOS DE ISRAEL

 

Quando se fala em inimigos de Israel, imaginamos um povo estranho e isso nos dá uma idéia de pessoas desconhecidas.  Todos estes povos têm suas raízes em Noé.

 

EGÍPCIOS:

Os egípcios são descendentes de Mizraim, filho de Cam e neto de Noé. (Gn.10:6).  O Egito foi fundado logo após o dilúvio e somente depois de alguns milhares de anos que entrou para a história Bíblica. Até hoje os egípcios chamam por pai a “Mizr”, pois sabem que seu fundador foi Mizraim.

Sua civilização data-se de 5000 a.C. e inclui o período pré-dinástico até 3100 a.C. e 30 dinastia de esplêndidos reis de 3100 à 320 a.C.

 

FILISTEUS:

Os filisteus tiveram sua origem em Casloim filho de Mizraim e bisneto de Noé (Gn.10:14).  Eles foram os grandes rivais de Israel no controle de Canaã;  eram uma nação pequena mais muito poderosa com um exercito muito bem treinado. Começou a prevalecer sobre Israel, a partir do momento em que Sansão tomou para mulher, uma das filhas dos filisteus. (Jz.14).

Anos mais tarde os filisteus tomaram a arca da aliança do povo de Israel (I Sm.4:10) 

Agora  já no período da monarquia Davi enfrenta o maior desafio dos filisteus, que foi Golias (I Sm.17:45-51)

 

BABILONIOS:

Os Babilônios são descendentes de Ninrode.  Ele era filho de Cuxe e bisneto de Noé. (Gn.10:8).  O reino de Ninrode é mencionado em sua origem na terra de Sinar.

O nome Ninrode significa rebelião contra Deus.  Ele comandou o povo na construção da torre que deu o nome de Babel a qual mais tarde esse território se tornou a famosa babilônia.  Foi os babilônios que inventaram o relógio do sol para marcar o tempo. A tecnologia, a matemática, etc.

 

PERIODO PATRIARCAL

 

Grande parte dos inimigos de Israel veio no período dos patriarcas. Abraão, Isaque e Jacó.

 

ISMAELITAS:

Os Ismaelitas foram descendentes de Ismael, filho de Abraão com Hagar.  (Gn.16:15).  Foram os Ismaelitas que compraram José por “vinte siclos de prata” e o levaram ao Egito para vender como escravo.  (Gn.37:25-28)

Vinte siclos de prata era o salário de três anos de trabalho de um pastor.  (Foi uma recompensa considerável)

 

MIDIANITAS:

Depois que Sara faleceu, Abraão casou-se novamente com uma mulher chamada Quetura  (Gn.25:1)

Com ela, Abraão teve mais seis filhos e entre eles estava Midiã, que veio a ser o pai dos midianitas.  Os midianitas eram uma subtribo dentro de um grupo de tribos denominado ismaelitas.

Anos mais tarde, Israel ficou oprimido por sete anos pelos midianitas. (Jz.6:1-2).      Por ser eles mercadores, destruía as plantações e roubava os gados do povo de Israel (Jz.6:4-5)

Em Juízes 8:24-26, temos referencia aos Ismaelitas e os midianitas como um só povo, assim como em (Gn.37:25-28) quando compraram José.

 

EDOMITAS:

Os Edomitas eram descendentes de Esaú (Gn.36:9), irmão de Jacó que foi chamado de Edom.  (Gn.25:30) (Gn.36:1).

Edomitas era o nome relativo à filosofia de vida de Esaú.  Esse povo fazia guerra constante com os Israelitas e não tinham paz com os descendentes de Jacó.

Na caminhada do povo de Israel quando saíram do Egito, os edomitas não deixaram eles passarem por suas terras (Nm.20:18-21)

Bem mais tarde, na monarquia, quando o reino foi dividido, o povo de Judá foi derrotado pelos edomitas. (II Cr.28:17)

 

Por falta de amor com os seus irmãos, os edomitas foram amaldiçoados por Deus a  ponto de suas terras se tornarem um deserto, onde as corujas fizeram seus ninhos (Am.1:11 ; Is.34:5-15)

As terras dos edomitas se tornou uma terra-fantasma  (Is.34:14).

 

AMALEQUITAS:

O pai dos Amalequitas foi Amaleque neto de Esaú.  (Gn.36:12)

O primeiro confronto de Israel com os Amalequitas está em (Ex.17:8-13), pouco depois da passagem pelo mar vermelho no deserto de Refidim.  Enquanto Moises manteve o bastão erguido, Israel venceu os Amalequitas.

Aliados com os Cananeus infligiram graves derrota aos  Israelitas quando tentaram entrar na Palestina (Nm.14:43-45)

No tempo dos juízes, os Amalequitas, com os filhos de Amom, juntaram-se a Eglom, rei de Moabe, e atacaram Israel, tomando Jericó (Jz 3.13)

Foram completamente derrotados por Gideão no vale de Jezreel (Jz 6.33 – 7.12 a 22). O rei Saul, recebeu ordem de executar o divino decreto de extermínio, e destruiu totalmente o povo Amalequitas, mas perdoou ao rei Agague, e não se desfez do melhor do seu despojo, sendo pela sua desobediência castigada com a perda do seu reino (1 Sm 15).

Na ausência de Davi, eles invadiram e saquearam Ziclague, e levaram consigo duas mulheres de Davi, e outras, como cativas – mas foram perseguidos e desbaratados   (1 Sm 30.1 a 31).

Foram também derrotados no reinado de Ezequias por quinhentos homens da tribo de Simeão, que em conseqüência disso habitaram em lugar deles     (1 Cr 4.39 a 43).

 

CONCLUSÃO

 

Todos estes povos tiveram suas raízes em Noé.  Isto é uma prova de que Deus é o criador de todo ser humano seja eles povo escolhido ou não, que faz parte da promessa ou não.

Quando escolhidos, temos a promessa de salvação da parte de Deus sobre todos os povos maus.

 

Deus é um Deus de Salvação: Esse é o Evangelho da fé.  Deus é com freqüência chamado de Salvador e em algumas partes da Bíblia, “Salvação” é o seu nome. É por isso que o Filho de Deus é chamado de Jesus, que significa Salvador.

 

“Deus quer salvar você dos teus inimigos, sejam eles quem for”.

 

 

BIOGRAFIA  /  Fonte de pesquisa

 

Dicionário Bíblico Online

Pequena Enciclopédia Bíblica – O. S. Boyer

Manual Bíblico Unger – Merrill Frederick Unger

Comentário Bíblico Vida Nova – D. A. Carson / R. T. France / J. A. Motyer / G. J. Wenham

 

Ângelo Pedro Depintor