ORIGEM DA PALAVRA BÍBLIA
Para entendermos a origem da palavra Bíblia, precisamos entrar no território da Fenícia. A Fenícia ocupa a região chamada de Líbano e é um território menor do que o estado do Rio de Janeiro. Tem suas praias, mais é um lugar montanhoso e é o único na cultura oriental, cuja base não é a agricultura, mais era forte na negociação do cedro, assim conhecido como o cedro do Líbano.
Os fenícios ficaram peritos na pesca e mais tarde se tornaram grandes navegadores e os maiores comerciantes pelo fato de viajarem muito pelo mar. Eles não se originaram como estados, mas, fizeram como os Sumérios: Cidades estados independente entre si.
Deram destaques a três cidades:
SIDON TIRO BIBLOS – Principais Cidades
Sua forma de governo era a Talassocracia = Governo do homem do mar ou navegadores. Eles se especializaram em levar e trazer coisas que os levou a fundar mais cidades.
A BIBLIOTECA
O Líbano – Onde hoje é a Tunísia, era Cartago que chegou a rivalizar com Roma.
BIBLOS
Tinha um maniopolo de comércio de papiro extraído do Egito. Eles saiam de Biblos para ser vendidos no mundo todo. Todo papiro que chegava na Grécia, vinha de Biblos e os gregos usavam os papiros para produzir livros. A palavra grega para livro é Biblos o nome da cidade Fenícia de onde vinha os papiros. Daí vem a palavra Biblioteca. A Real Biblioteca de Alexandria, a mais importante biblioteca da Grécia Antiga, foi fundada em -295 aproximadamente, por Ptolomeu I.
A BÍBLIA
Quando os Hebreus pegaram sua tradição religiosa e colocaram no papiro, eles criaram livros, mas como eles não tinham palavras para livros, foram buscar no grego e visaram a cidade de onde vinha o papiro, a cidade de Biblos, daí então a expressão “BÍBLIA”, que significa, livros.
O ALFABETO
A necessidade de transportar coisas a longa distancia, forçou os fenícios a desenvolver uma escrita fácil que é a escrita “FONÉTICA”, é o que nós chamamos de “ALFABÉTICA”, que está adaptado ao modelo Fenício. Os Fenícios eram povos politeístas, eles tinham dois gêneros.