O QUE É BATISMO

19/02/2014 23:11

ESXISTE TRÊS FORMAS DE BATISMO: ASPERSÃO, EFUSÃO, IMESÃO


As três formas citadas de batismo tem apoio bíblico.

 

 

Temos muitas especulações sobre o batismo nos dias de hoje.  E isso tem  tornado  polemico por  ignorância no assunto e falta de conhecimento.  O homem impõe suas doutrinas sem se preocupar com a Doutrina de Deus.

Muitos massageiam o seu próprio ego dizendo que o seu batismo é o certo, mas na verdade, não passa de coisas de homens.

 

O QUE SIGNIFICA O BATISMO

O batismo é uma aliança que a pessoa faz com Cristo.  É também um dos sacramentos da igreja.  (Batismo e Santa Ceia).

No batismo nós nos unimos com Cristo, como se fosse um casamento.  Tornamos-nos um em Cristo Jesus

Quanto à unidade do corpo de Cristo, a igreja, há um só batismo.

Todos os membros em Cristo foram batizados em um corpo, quer judeu, quer grego, quer escravo quer livre.  (Ef.4:5  e  I Co.12:13)

 

O batismo tem três significados:

  1. Arrependimento:  João Batista realizava o batismos do arrependimento.  (Mt.3:11)
  2. Perdão dos pecados:  As pessoas confessavam os seus pecados.  (Mt.3:6)
  3. Confissão de fé:    Todo aquele que crer e for batizado será salvo  (Mc.16:16)

 

Hoje há muita confusão à respeito do batismo, colocando doutrinas e preceitos que são de homens. (Mt.15:9).

Muitos alegam que o verdadeiro batismo é por “imersão”.  Estes que pratica tais doutrinas estão em desacordo com os demais batismos “Aspersão” e “Efusão” e não os aceitam.

Os imersionistas defendem a teoria de que: no ato de mergulhar o corpo todo na água estão sendo sepultado em Cristo e ao levantar, estão sendo ressuscitados.  (Rm.6:4)

A morte a qual a Palavra de Deus vem se referindo, é a morte do pecado. 

Se uma pessoa não se arrepender dos seus pecados, e ter uma mudança de conduta, e de caráter, ela pode ser batizada de todas as formas que nunca vai ressuscitar para uma nova vida. 

Não há verdadeiro batismo se não houver uma conversão genuína; neste caso a pessoa só toma um banho.

O verdadeiro batismo é o compromisso que ela faz com Cristo. O passar pelas águas é somente uma confirmação de que daquele dia em diante, o viver dela é Cristo e o morrer é lucro.  (Fp.1:21).

 

Não existe uma base Bíblica para firmarmos uma doutrina de qual batismo é o correto.  Não encontramos na Palavra de Deus um ensinamento de que o Batismos por “imersão, aspersão ou efusão” é o correto.

Jesus não fez questão de afirmar qual seria o batismo certo.  Por que o homem tem que impor seus preceitos?

A única base Bíblica que temos sobre o batismo é que ele deve ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  (Mt.28:19)

 

Em si, ele não tem poder para salvar mínguem, então, por que tantas discutições a respeito do assunto?

 

O BATISMO É SÓ NO NOVO TESTAMENTO?

 

No Antigo Testamento havia também o batismo, na tradição judaica.  Talvez você diga: nunca li no Antigo Testamento algo que fale sobre o batismo nas águas!

Quando João estava fazendo o batismo no rio Jordão, os judeus chegaram a ele e  disseram: por que batiza? (Jo.1:25).  Eles poderiam perguntar:  Que novo ritual é esse?

 

O BATISMO POR ASPERSÃO


Esta forma é adotada por algumas igrejas cristãs, o Luteranismo, o Anglicanismo, o Presbiterianismo, o Congregacionalismo e a Igreja Metodista do Brasil. Aspersão - ato ou efeito de aspergir, borrifar ou respingar. No Batismo por aspersão a água é borrifada, espalhada ou chuviscada sobre o batizando.

 

O primeiro relato que vemos na Bíblia sobre aspergir está na passagem que o povo aspergia o sangue do cordeiro sobre as umbreiras das portas (Ex.12:22).  Se o sangue não tivesse sido aspergido naquela noite, haveria muita morte nos filhos de Israel.

 

Quando Moises referiu a Palavra de Deus ao povo ouve uma aliança.  O povo todo respondeu em uma só voz que tudo que o Senhor disse eles fariam. (Ex.24:3).

Moises edificou um altar e com metade do sangue do sacrifício aspergiu sobre o povo. (Ex.24:8). “Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras”.

 

O sangue aspergido não era somente para o perdão, mas também era uma aliança com Deus.  Veja o que diz no livro de Hebreus:

(Hb.9:19-20) “Porque havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros”.

 

Costumamos sempre dizer que o batismo é uma aliança que o crente faz com Jesus Cristo seu Salvador.

 

Referencias sobre aspersão

Quando Deus quis vindicar a santidade do povo, disse ao profeta Ezequiel que iria aspergir água pura sobre eles para os purificar.

(Ez.36:25)  “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei”.

No Novo Testamento nos deparamos com uma passagem muito interessante.

Quando Pedro estava pregando no dia de pentecostes,  3.000 vidas se converteram e foram batizadas. 

(At.2:41)  “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”.

 

Como eles foram batizados?  Provavelmente da mesma maneira que Moisés aspergiu o sangue sobre o povo.

 

BATISMO POR EFUSÃO

 

O batismo por Efusão significa derramar ou entornar.

 

O ato de derramar água sobre a cabeça.

Podemos citar na Bíblia varias passagens que nos indica o batismo por “efusão”.

Vamos começar falando sobre Saulo.

Quando teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco, ele ficou cego.  Foi levada a casa de um homem chamado Judas e ali Deus manda um discípulo chamado Ananias orar por Saulo.  Quando ele voltou a ver, imediatamente foi batizado. 

(At.9:18)  “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado”.

 

Isso nos dá uma ideia de que o batismo foi por efusão.  O discípulo Ananias despejou água sobre Saulo.

Será que tinha piscina na casa?  Será que tinha rio dentro da casa?  Veja que ele levantou-se e foi batizado.

 

Outro relato bem curioso é sobre o carcereiro.

Quando ele se arrepende dos seus erros e aceita Jesus com seu salvador ele é batizado.

(At.16:33)  “Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi batizado, e todos os seus”.

 

Que hora era aquela?  Por volta da meia noite (At.16:25).  Onde eles estavam?  No cárcere.

Tudo indica que o batismos foi por “Efusão”.  Paulo despejou água sobre aquele homem. 

 

De que maneira é o batismo do Espírito Santo?

Vamos analisar.

 

Deus faz promessa do batismo com o Espírito Santo.

(Jl.2:28) “E acontecerá, depois, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne...”

 

Veja que o Espírito Santo é derramado sobre toda a carne. Sendo assim, esse tipo de batismo não deve ser considerado pelo “imercionistas”.

 

BATISMO POR IMERSÃO

 

O batismo por imersão: é a forma de batismo caracterizada pela imersão total em água, adotada por algumas das igrejas cristãs, especialmente, dentre batistas, adventistas e pentecostais e antes deles, os anabatistas, cátaros, albigenses, donatistas. É também a forma utilizada pelos mórmons e Testemunhas de Jeová.

 

Quais os exemplos que podemos usar da Bíblia para esse tipo de batismo?

 

O Eunuco estava de volta para sua terra e na viagem lia o livro do profeta Isaias cap. 53.  Filipe aparelhou com o carro e explicou que o texto falava de Jesus.  Quando entendeu  o que lia quis ser batizado.

(At.8:38)  “Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o Eunuco.

 

Aqui entendo que o batismo pode ter sido por imersão.  Estavam em uma estrada e viram um rio ou uma lagoa, e o Eunuco quis ser batizado.  (At. 8:36).

 

Outro exemplo também é o batismos de Lídia:  Quando Paulo chega em Filipos, cidade da macedônia e ali no rio onde estavam reunidos realizou o Batismo de Lídia.

(At.16:13-14)  “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinha concorridos.  Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; O Senhor lhe abriu o coração para entender às coisas que Paulo dizia.  Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa...

 

 

Para questionar

 Os imercionistas  não aceitam outro tipo de batismo porque alegam que Jesus foi batizado por João batista no rio Jordão e dizem ter sido por “imersão”.

Se alguém chegar a eles dizendo que foi batizado por “Aspersão” ou “Efusão”, consideram o batismo não válido.

Questão:   Por que os doze homens em Éfeso, tiveram que ser batizados novamente por Paulo, para receber o Espírito Santo?

Observe que o batismos deles tinha sido no batismo de João Batista “imersão”.  (At.19:3), e eles não tinham recebido o Espírito Santo.

 

 

CONCLUSÃO:

Não estou aqui para dizer qual batismo é certo e qual é errado.  A verdade, é que: se não houver uma conversão genuína na vida do individuo, ele só toma um banho.

O que as denominações precisam é parar de condenar umas e outras coisas achando que sãos os melhores. 

Deus não está preocupado com a quantidade de água, ele está preocupado é com a qualidade do individuo na sua Palavra.

 

Não é o batismo em si que salva.  O ladrão pregado ali na cruz com Jesus creu, arrependeu e pediu perdão, foi salvo.

 

Hoje, denominações brigam, discutem sobre o assunto e corre o risco de irem todos para o inferno por ignorância do assunto.

 

Não temos nenhuma base Bíblica para firmar uma doutrina de qual batismo é o correto.  A única base que temos para firmar uma doutrina é o batismo que Jesus mandou fazer.  “EM NOME DO PAI, DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO”.

(Mt. 28:19)  “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”;

 

 

 

Pb.  Ângelo Pedro Depintor   17/02/2014.