LIVRO DE JUIZES
INTRODUÇÃO
Entre a chegada de Israel a Canaã (Js.3), até o estabelecimento da monarquia quando Saul é ungido rei pelo profeta Samuel (I Sm.10), passaram-se 200 anos. Aproximadamente de 1200 a.C. à 1000 a.C.
Neste período, Israel dependeu de homens e mulheres levantados por Deus, para dar direção e liderança.
Foram denominados juízes porque executaram o juízo de Deus.
- Por que conhecer o livro de Juízes?
Este livro mostra como Deus agiu nos acontecimentos que são descrito e nos mostra como Deus pode usar homens e mulheres como instrumentos de libertação.
Este relacionamento especial estava baseado na aliança que Deus fez com Israel no monte Sinai (Ex.19:20)
Juízes é como os ostros livros proféticos. Contem uma mensagem que é relevante para o presente e o futuro.
Foi o relacionamento de aliança com o Senhor que mantinha o povo unido.
Uma vez por ano era celebrada uma festa que reunia todas as tribos em Siló, onde estava o Tabernáculo (tenda da congregação). (Js.18:1) (Jz.21:19).
Que festa era esta? Pentecostes! (At.2:5). Era a única festa que reuniam todos os povos em um só lugar.
Foi nesta festa que aconteceu um marco na história – Ana, mãe de Samuel, fica grávida. (I Sm.1:3)
Note que Ana foi cheia do poder de Deus e o sacerdote Eli a teve como embriagada (I Sm.1:12-13 = At.2:12-13), onde o povo pensou que os discípulos estavam embriagados. (Ana Passou a ter uma família. Em Atos, a igreja começou a crescer).
Nessa festa eles agradeciam pelas bênçãos recebidas (boa colheita) e renovava a aliança com Deus e uns com os outros.
Aliança que Josué havia feito com Deus diante do povo (Js.24:14-22)
Os negócios da comunidade, era feita em cada local, pelos anciãos e questões mais serias eram trazidos para os juízes Julgar as causas. (Jz.4:4-5)
De tempo em tempo, representantes das tribos se reuniam para tratar de questões de interesses comum como, desvio de comportamento de alguma tribo, ou um ataque inimigo contra alguma delas.
Não havia um exercito fixo. Sempre que surgia uma guerra, uma nova força de combate era convocada.
A IDOLATRIA E O DESVIO DA FÉ
As tribos de Israel estavam separadas uma das outras por assentamentos Cananeus. (Jz.1:19-27, 29, 30,31, 33 ; 4:2-3)
Esses povos tinham trabalhado a terra por gerações e atribuíam o sucesso das colheitas a vários deuses e deusas da natureza, tais como os baalins e as astarotes. Eles acreditavam que essas divindades controlavam o solo e o clima, e a fertilidade do campo e do rebanho.
Os Israelitas eram cada vez mais atraídos por essas divindades e misturavam a adoração dessas divindades com a do seu próprio Deus.
O resultado foi o declínio espiritual e moral que foi tão sério que ameaçou destruir Israel, a partir do seu interior.
O envolvimento com as coisas mundanas traz para nós este mesmo resultado.
A maioria das pessoas estavam preocupadas apenas em seu próprio interesse e aproveitava da ausência de um governo central para fazer o que bem entendesse. (Jz.17:6 e 21:25)
Olhando para esses acontecimentos, imaginamos uma época turbulenta, mais nem sempre era assim, porque havia também tempo de tranqüilidade.
Tempo onde os anciões comandavam os negócios, tomavam decisões civis, e isso acontecia na porta da cidade. Pessoas se encontravam, se apaixonavam. O livro de Rute fala sobre isso
A primeira parte da introdução trata da degradação progressiva por causa do relacionamento de Israel com os Cananeus depois da morte de Josué. (cap.1:1)
Eles não conseguiram expulsar os Cananeus (1:27, 29, 30,31, 33) – Cuidado com aquele negocio de: “Há, a hora que eu quiser eu paro!!!”
Como resultado, desta primeira parte de introdução, termina com os Israelitas chorando diante do Senhor e recebendo a informação do que tinha dado errado. (Jz.2:1-5)
A razão do fracasso não foi às fortificações e os carros de ferros dos Cananeus, mais a infidelidade de Israel com Deus.
Eles tinham que destruir todos os altares dos Cananeus e não fizeram.
O Anjo do Senhor (Jesus) retrata o passado “Do Egito vos fiz subir” (2:1) , e aponta para o futuro “...Antes vos serão por adversário...” (2:3).
- Ele exigiu o afastamento completo dos Cananeus, mas a nação desobedeceu. Hoje Deus exige também o afastamento do mal, (Sl.34:14), do pecado (Is.59:2) Israel soube que o Senhor não expulsaria seus inimigos, mais eles lhe seria como um espinho no peito, e sua religião como um laço de corrupção.
- Israel chorou, mais não se arrependeu. Assim pereceu a prosperidade e a benção.
O mesmo acontece com os crentes hoje.
A segunda parte mostra como Israel começou a tender-se para a apostasia.
Todo o povo esqueceu do Senhor; não havia mais adoração, não falavam mais sobre a aliança e a geração que veio depois, não conhecia a Deus. (2:10-11)
Veja o mal que acontece, quando deixamos de falar do Senhor para nossos filhos!
(Às vezes fazemos como Ezequias, quando Isaias falou que o povo ia ser levado cativo para a babilônia. Ezequias disse: nos meus dias haverá paz).
Assim este livro nos mostra o que deu errado e nos expõe as conseqüências que vieram por causa desse erro.
O tema que poderíamos dar a esse livro é: “A insistente Apostasia de Israel”. Algo parecido com os nossos dias seria: “A insistência do povo em afastar-se de Deus”.
PRIMEIRO LIBERTADOR – OTNIEL
Os juízes tinha um papel militar – Libertador
Exercia também um papel religioso – Pregadores da lei de Deus
Como legais – Tinham que disputar pela paz
Otniel se destacou na batalha contra Derbe e passou a ser genro de Calebe. (1:13)
Nesta batalha, foi destruído os três filhos de Anaque (1:20) Quem era os filhos de Anaque?
Quando os espias que Moises mandou espiar a terra, voltaram, eles reclamaram dos gigantes. (Nm.13:31-33)
(Aquilo que falamos acontece. Calebe disse que poderia vencer os gigantes, (Nm.13:30), e a terra que caiu por herança a ele, foi a terra dos anaquitas (Js.15:13) Hebrom = Quiriate-Arba)
- Para nos destacarmos diante de Deus, temos que derrotar os gigantes que surgem nas nossas vidas. Qual é o seu gigante?
Pela bravura e coragem de Otniel, Deus o levantou como libertador do povo, para livrá-los da mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia. (3:10)
Otniel seguiu um padrão básico para sua vida – “O Senhor era com o juiz”. (2:18). Este deve ser o nosso padrão básico também.
- Israel clamou por libertador (3:9);
Em qualquer momento em que Israel clamasse ao Senhor, independentemente do mal que eles tinham cometido, o Senhor sempre escutou o seu clamor.
- No Egito eles clamaram e o Senhor ouviu.
- No deserto eles pediram água e Deus deu
- Pediram carne e o Senhor mandou carne
- Ele recebeu o Espírito do Senhor (3:10)
Ele foi capaz de obter este valor porque o Espírito do Senhor estava sobre ele.
O segredo na época, era o Espírito do Senhor e o segredo hoje, é o Espírito do Senhor.
Há todo tipo de coisas maiores do que nós, mas não há nada maior do que o Espírito do Senhor
Aplicação
Nossos parentes clamam por libertação, eles são ignorantes no tocante a vida espiritual. Satanás tem oprimido e você é o juiz que Deus está levantando.
Entenda, para libertá-los, o Espírito Santo tem que estar em você.
- Destrua os gigantes de sua vida
- Creia que Deus é com você
- Seja cheio do Espírito santo
SEGUNDO LIBERTADOR EÚDE
O contexto desta história é o conflito moral entre Deus e Israel.
A terra estava em paz por quarenta anos. Neste período houve prosperidade, e muitas bênçãos de Deus era derramada sobre o povo. Mesmo assim, eles fizeram o que era mau perante o Senhor.
Por causa disto Deus responde com um castigo por meio dos Moabitas e os Amalequitas.
Os Amalequitas foram os primeiros inimigos de Israel, quando saíram do Egito (Ex.17:8-16).
Quem era os Amalequitas e os Amonitas? Era os filhos de Ló, sobrinho de Abraão! (Gn.19:36-38)
A ordem de Moises era para destruir todos os Amalequitas quando Israel entrasse na terra prometida. (Dt.25:17-19).
Pelo fato de Israel ignorar esta ordem, ele foram assombrados pelo próprio inimigo.
Quando deixamos de cumprir uma ordem de Deus ficamos assombrados. Tudo que você deixar pendente, irá se tornar motivo de assombro na tua vida. Exemplo: Dividas, Fofocas, etc.
O clamor de Israel coloca em ação o plano de Deus em libertá-los (v.15)
- Eúde, o libertador tinha acesso ao rei Eglom. (v.15)
Deus, muitas vezes nos coloca em contato com o nosso inimigo, para nos dar vitória. (Sl.23:5) “Preparas uma mesa na presença dos meus adversários, unge minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda”.
- Eúde estava convicto do seu plano (v.16)
Seja você uma pessoa convicta de tudo aquilo que você deseja.
Eúde fez o punhal, foi preparado até Eglom, não contou seu plano pra ninguém.
Esteja preparado para todos os embates de sua vida.
Eúde não contou o plano dele para ninguém. Existe muitas coisas que você não pode contar para ninguém. Tem que ser só você e Deus. (Pv.13:3) “...O que muito abre a sua boca, a si mesmo se arruína”.
- Eúde vai sozinho até Eglom (v.18-20)
Eúde dispensa os amigos que estava com ele e volta sozinho ao palácio do rei Eglom.
Para muitas batalhas na tua vida, tem que ser você mesmo para enfrentá-las.
Tem muitas pessoas que pensamos estar nos ajudando, mais na verdade, elas estão é atrapalhando.
Ele voltou até Eglom em nome do Senhor. Ele disse: “...Tenho a dizer-te uma palavra de Deus. E Eglom se levantou da cadeira”. (v.20)
Você tem que ir contra o teu adversário usando a palavra de Deus, e quando você usa o nome do Senhor, o inimigo se levanta.
Neste momento Eúde cravou o punhal no ventre de Eglom que entrou até o cabo e Eglom foi morto.
Você tem também um punhal poderoso em suas mãos. A Palavra de Deus.
(Hb.4:12) “Portanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
- Eúde usou a fé e a oportunidade (v.21)
Pela fé Eúde entendeu que Deus iria dar vitória.
A situação de Israel era difícil, mais Eúde utilizou os meios e a oportunidade que Deus lhe providenciou.
Use a sua fé e não perca as oportunidades que Deus lhe der.
Aplicação
Esta história nos faz lembrarmos que Deus não tolera pecado entre seu povo, também nos lembra que ele está disposto a responder ao nosso sofrimento, usando um instrumento humano (o pastor) para te libertar.
- Seja convicto dos seus planos
- Afaste de pessoas que te atrapalha
- Use a fé e a oportunidade que Deus te dá.
O TERCEIRO JUIZ SANGAR
- Por que conhecer o livro de Juízes?
Este livro mostra como Deus agiu nos acontecimentos que são descrito e nos mostra como Deus pode usar homens e mulheres como instrumentos de libertação.
O terceiro juiz Sangar
Sangar foi um juiz um pouco estranho porque ele não era da linhagem de Israel. Sabemos disto porque Sangar não é um nome hebraico.
Era filho de Anate. Na mitologia Cananéia, Anat era uma deusa, ela era irmã ou esposa de Baal. A expressão, “filho de Anate”, quer dizer “homem de guerra”.
Assim sabemos que Deus usa quem ele quer para nos tirar do sufoco.
O compromisso de Deus é com você.
Às vezes até pessoas não cristãs (Pv.13:22 – Ec.2:26)
Ele libertou Israel alcançando uma notável vitoria sobre os filisteus que também era inimigo dos Cananeus.
Em seu jeito estranho de lutar (com uma aguilhada de bois), prenunciou as façanhas de Sansão. (Queixada de jumento 15:15-16). Isto nos mostra que Sangas tinha uma força parecida com a de Sansão.
O numero 600 era referencia a um grupo militar. (cf.18:11)
Os dias de Sangas filho de Anate são lembrados por Débora (5:6-7) quando Israel foi bastante pressionados pelos seus inimigos.
Não havia comercio porque as caravanas se desviavam de Israel.
Sangas não se tornou líder do povo Israelita. Isso foi apenas, um ponto isolado.
Aqui não existe nenhuma menção por tempo de paz e sim de isolamento (5:7)
A vitória dele trouxe alivio temporário mais, nenhuma mudança espiritual. – Inventavam deuses novos (5:8)
QUARTO JUIZ DÉBORA
Cap.4:1 – Deixa claro que a apostasia havia instalado no meio do povo de Israel desde os tempos de Eúde.
Por esse motivo veio o juiz opressor da parte do Senhor, Jabim e Sísera.
Jabim era o rei de Canaã e Sísera o comandante de seu exercito.
Jabim era um nome dado aos reis de Canaã assim como era dado o nome de faraó aos reis do Egito.
Josué já tinha derrotado um rei Jabim (Js.11:1) todos eles foram destruídos, mais encontraram uma oportunidade e reergueram e oprimiram a Israel.
Uma moleza (Brexa) que damos para o inimigo, ele se reconstrói, e nos oprime.
Eles tinham 900 carros de ferro. Os israelitas não tiveram acesso ao ferro e nem meios para produzir artigos desse metal
Por 20 anos Israel foi oprimido.
As vezes os opressores tem acesso a algumas armas que nós não temos, mas no nome de Jesus, podemos expulsá-los (Js.17:16)
A obra de libertação foi partilhada por três personagens.
- Débora – Profetiza e Juiza
- Baraque – que é chamado por Débora para liderar o povo na batalha
- Jael – Na sua tenda executa Sisera sem nenhuma ajuda. (17-22)
Mais uma vez o inimigo de Israel e derrotado por mãos de pessoas não Israelitas.
Jael pertencia ao povo queneu, o sogro de Moises era um queneu (Jz.1:16)
Cidade das palmeiras = Jericó.
É importante lembrar que Israel não tinha um exercito formado. Eram todos voluntários, ninguém era profissional.
Deus quer usar aqueles que se dispõe, aqueles que querem pagar o preso, a morrer pela causa. Não aqueles que querem aparecer, se mostrar que é o bom.
Cânticos como esse de Débora era cantados para lembretes de gerações posteriores.
Trazer um comentário sobre o cântico de Débora.
QUINTO JUIZ GIDEÃO
O chamado de Gideão, a incredulidade dele, e a misericórdia de Deus
O que levou Israel ficar oprimido novamente?
Foi algo que nos confronta constantemente. A inconstância! Não conseguiram resistir a atração de adorar outros deuses não se importando o quanto o Senhor esforce por eles.
Esta passagem de Gideão explora esse problema de uma forma mais ampla.
Uma força bem maior levanta contra Israel e os deixa em uma situação de dar dó. A opressão era tão grande que os israelitas passaram a viver em covas e cavernas como se fossem animais. (6:2)
●Os midianitas eram parentes de Israel por parte de Abraão. Eram descendentes dos filhos de Ló.
As vezes os nossos parentes e familiares se levantam contra nós para nos oprimir.
Israel clama a Deus e o Senhor manda um profeta. (6:6-10)
Israel viu ali o seu fim. Só a graça de Deus poderia salva-los.
O anjo do Senhor nomeia Gideão. (6:11-13)
- Gideão mostrou ali, coragem – Enquanto todos escondiam, ele estava malhando o trigo.
- Malhando trigo no lagar – Lagar era um lugar onde se pisava uvas para fazer vinho. Era um lugar fechado. Trigo se malhava nas eiras- lugar alto e aberto.
- Ele guardou as palavras que seus pais falaram a respeito do Senhor (v.13)
Com a chegada do anjo, ficou claro que o Senhor desejava salvar a Israel por meio de Gideão.
O chamado de Gideão seguiu o mesmo modelo do chamado de Moises em (Ex.3:2)
Gideão recebeu o chamado enquanto estava escondido do inimigo. O mesmo que aconteceu com Moises.
Estava fazendo um trabalho sem valor, para manter viva a família (6:11) + (Ex.3:1)
Como aconteceu com Moises, Gideão também disse que era a pessoa inadequada para a tarefa. (6:15) + (Ex.3:11)
Gideão recebeu a mesma promessa: “Eu estarei contigo” (6:16) + (Ex.3:12)
Como Moises, Gideão recebeu também um sinal do Senhor. (6:17) + (Ex.3-4)
Assim como a sarça era tomado pelo fogo na presença de Moises, um fogo milagroso marcou a presença de Deus com Gideão. (¨6:21) + (Ex.3:2)
- Como vencer as adversidades? Com temor a Deus.
Quando Gideão reconheceu que era o Anjo do Senhor, ele temeu. (6:22)
Quando você teme a Deus, ele te anima. (6:23)
Gideão sentiu que foi tratado de maneira rara pelo Senhor pelo que disse: “O Senhor é paz”. (v.23)
A conversão de Gideão o colocou em confronto com a sua própria família que adorava a Baal. (6:26-27).
Edificou um altar ao Senhor. Você precisa edificar sua vida em Deus
A noite Gideão derrubou o altar de Baal e o poste-ídolo. Você precisa colocar por terra tudo aquilo que afasta você de adorar ao Senhor. (seja o que for)
Não podia o altar de Baal e o altar do Senhor estar lado a lado.
Gideão, temeroso ao Senhor, executou a ordem dele.
Os homens ficaram irados com Gideão e ele foi salvo pelo pensamento ágil de seu pai. (6:29-32)
Quando você faz a vontade de Deus, as pessoas em sua volta, a sua casa, sua família não tem outra escolha a não ser ficar do lado de Deus.
O pai de Gideão era um adorador a Baal, e agora ele vai contra Baal para ficar do lado do seu filho.
Gideão passou a ser reconhecido como um herói. Recebeu um novo nome que o marcou como prova viva da impotência de Baal. (6:32)
Gideão da inicio a sua carreira tirando Baal de cena.
O Espírito do Senhor vem sobre ele para capacitá-lo (6:34)
O Espírito do Senhor só estará na tua vida quando você derrubar os altares dos deuses que existem em você.
Baal era considerado o deus da natureza, da tempestade.
A nossa natureza terrena se torna um Baal em nós e precisa morrer (Cl.3:5)
O homem natural não entende as coisas do Espírito (I Co.2:14-16)
A INCREDULIDADE
O ato de Gideão pedir confirmação com a lã, não foi uma atitude louvável, mais de incredulidade, medo, duvida, etc. (6:36-40)
Deus já havia dito a ele que seria com ele. (6:15-16)
Quantas vezes passamos por situação assim? Deus fala que é para fazermos determinadas coisas porque ele é conosco e ficamos pedindo confirmação!
Os sinais de incredulidade são:
(v.36) “Se hás de livrar a Israel por meu intermédio como disseste”.
(v.39) “Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só mais esta vez”.
Quando nossa fé é fraca expressamos esse tipo de oração. Deus só respondeu pela sua graça e misericórdia, não porque estava satisfeito com Gideão por buscar essa confirmação.
A REDUÇÃO PARA TREZENTOS
Pela incredulidade de Gideão, Deus trouxe uma redução ao numero de homens que estava com ele.
No momento de incredulidade, Deus diminui as condições que temos para acrescentar fé e o nome dele ser glorificado. “Deus disse: tem muitos homens”. (7:2)
Gideão estava com um total de 32.000 homens (7:3)
Junto da redução veio uma palavra de animo para Gideão (7:7).
Quando Deus tirar todas as suas condições, ele te mandará uma palavra de animo para fortalecer a tua fé.
Em meio ao medo e ao caos, Deus revela a vitória.
Gideão estava com medo e ele manda ir ao arraial do inimigo. (7:9) Deus te coloca diante do teu inimigo para te mostrar o medo no coração deles. (7:13-14).
- Aqui Deus coloca um desassossego ao coração dos midianitas por meio de um pesadelo, convencendo-os que sua causa estava perdida.
Quando Deus nos coloca em meios os adversários, é para mostrar que eles estão temerosos.
Gideão ganhou animo (7:15)
Três estágios da fé:
- Quando a fé é pouca: Pedimos confirmação, como Gideão fez com a lã.
- Com uma fé é plena: Obedecemos ao Senhor e desfazemos de nossos recursos, como Gideão desfez de 31.700 homens 99%. A fé plena em Deus atua com 1% de nossos recursos.
- Com a fé transbordante: Oferecemos louvor antevendo a vitória prometida.
A fé cresce pelo desafio e o exercício. Tiago fala que: “A fé sem obre é morta” (Tg.2:17)
NEM TODA CONQUISTA TERMINA EM VITÓRIA (Jz.8)
Depois da conquista dos 300 homens de Gideão, os efraimitas se sentiram desprezados por não ser convocado por Gideão (v.1)
- Aqui se manifesta o espírito independente da tribo de Efraim que há dois séculos mais tarde dividiria o reino. (I Rs.12:16-17)
- Pouco mais tarde, Efraim contende contra Jefté (cap.12:1-7)
Por que Gideão não os convocou? Gideão queria evitar a superioridade deles. Eles eram um povo que aspirava pelo poder.
Aprendemos com isso, que devemos evitar pessoas assim. Aqueles que quando tem uma oportunidade, se extrapola, passa dos limites.
A RESPOSTA DE GIDEÃO
Os Efraimitas eram um povo orgulhoso e Gideão não podia causar uma divisão no seu exercito.
Diante da afronta dos efraimitas, Gideão usa de sabedoria, ao elogiá-los. (8:2-3)
Ao elogiá-los, Gideão abrandou o coração deles.
(Pv.15:1) “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
- Este mesmo proceder tem que ter com as pessoas. Quando alguém nos afrontar, devemos responder com palavras brandas. Jesus disse: Bendizei os que vos maldizem (Lc.6:28)
Jefté causou guerra no meio do povo por não agir da mesma forma.
A GUERRA CONTINUA
Nesta segunda fase da guerra Gideão aparece com outro pensamento. Perseguir os midianitas que tinha fugido. (v.4-5). Isso mudou todo o cenário da história.
Deus já havia dado vitória para Gideão sem ele ter que lutar. Gideão se sentiu poderoso e começou a fazer o que não precisava.
Diante de tantas vitórias que Deus nos dá, começamos a fazer as coisas de nós mesmos, porque nos sentimos capazes.
Deus não tinha dito para Gideão perseguir os midianitas. Os homens já estavam cansados. (v.4)
Sucote – representação de crentes frios
Gideão pede pão para o povo de Sucote.
Sucote era uma cidade que ficava no caminho das invasões dos midianitas. Eles eram atacados tambem.
Negam pão a Gideão e seu exercito. (v.5)
- Os crentes frios não tem alimento espiritual para ajudar.
- O pão é uma analogia a Cristo – eu sou o pão que desceu do céu. O crente frio tem Jesus mais não fala dele pra ninguém que está cansado e com fome de Cristo.
Os crentes por falta de fé e temor ao mundo, acabam acomodando com o pecado.
Gideão esperava que esses dois reis fossem entregues em suas mãos como foram os outros, mais Deus não estava nesse negocio.
Veja a diferença quando o Senhor peleja, e quando é o homem (7:21-22 e 8:11-12)
A SOBERBA DO CORAÇÃO
A humildade e a cautela de Gideão desaparecem totalmente. Veja o contraste (7:8 e
8:15-17)
Depois de algum tempo revela o motivo de ter seguido Zeba e Salmuna. Estes em alguma batalha, anteriores haviam matado os irmãos de Gideão. (8:18-19)
Veja que a atitude de Gideão agora já é de vingança.
O povo decide que Gideão deveria governar como um rei sobre eles (8:22)
O motivo que tinha é que ele havia salvado a Israel. Mais esse foi um engana que Gideão havia ajudado a provocar.
Quem salvou Israel foi o Senhor e não Gideão. (7:20-22)
O perigo maior era que Israel deixasse de dar a Deus a honra devida, e isso era o que estava acontecendo agora. (7:2)
“Entende agora o porque muitas vezes saímos de uma batalha e entramos em outra?”
Quando Gideão recusou a ser rei ele disse que o Senhor deveria governar Israel. (8:23)
Para o Senhor governar, era necessário ser consultado e pensando nisto ele fez uma estola sacerdotal e colocou onde o Senhor havia aparecido a ele pela primeira vez.
Isso foi um gesto de submissão que deu errado. A estola se tornou um ídolo.
O legado positivo de Gideão foi que por 40 anos a terra ficou em paz (8:28)
Seu legado negativo foi a apostasia e a violência. Depois de sua morte a idolatria associou a estola sacerdotal (33)
UMA MONARQUIA É LEVANTADA
A historia começa ficar complicada.
A opressão com o povo de Israel agora é interna e não externa.
Com a morte de Gideão o povo queria agora alguém para governá-los. Gideão tinha recusado esse convite e disse: “O Senhor governará sobre vós” (8:23)
Quem foi o primeiro rei no povo de Israel? Abimeleque filho de Gideão foi o primeiro rei. (9:6)
Abimeleque não foi um juiz levantado por Deus, mais um rei que foi levantado mediante a intriga e violência.
Gideão teve 70 filhos e muitas mulheres (8:30).
Abimeleque foi o filho único que Gideão teve com sua concubina. (8:31)
Assim Abimeleque teve dois grupos de irmãos. Um grupo dos 70 ao todo e o outro grupo da parte de sua mãe que eram homens influentes em Siquem.
Ele jogou irmão contra irmão (9:1-5)
“Sobre uma pedra” = significa execução em publico e em massa.
Deste massacre só restou Jotão porque se escondeu.
Jotão, o único filho de Gideão que sobrevivera ao massacre, revelou ser a ruína de Abimeleque.
Ele confrontou os cidadãos de Siquem com o mal que havia cometido. Ele clamou a Deus para que fosse testemunha da resposta dele.
Jotão faz uma fábula sobre as arvores do bosque e coloca Abimeleque como um espinheiro (9:15-16)
Jotão encerrou suas palavras colocando diante de seus ouvintes a benção e a maldição (9:19-20)
A benção já não era concreta mais, por causa do crime que aconteceu.
A maldição de Jotão aconteceu com o povo de Siquem. (9:57)
O governo de Abimeleque durou pouco tempo. 3 anos apenas (9:22), mais foi muito longo para quem tinha que suportá-los.
Abimeleque não foi morto pela oposição de Gaal, mais por uma mulher que deixou cair uma pedra em sua cabeça.
TOLA E JAIR
Durante o período de Tola e Jair não ocorreu nenhuma ameaça externa, mais Israel se encontrava em uma triste e desastrosa situação que Abimeleque havia deixado.
Tola conseguiu livrar Israel da terrível situação proporcionando um período de administração estável. * Prosperidade e prestigio são apontados aqui no verso 4.*
Este período também mostra que os Gileaditas não estavam preparados para a catástrofe que estava prestes a acontecer.
Por 45 anos ouve tranqüilidade sobre o povo de Israel e mesmo assim começaram a servir aos deuses daquela terra e deixaram de servir ao Senhor.
O que é servir?
Prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções: servir a pátria; o culto é um serviço prestado a Deus. servir é cultuar.
Pôr na mesa: servir a sopa; servir o jantar aos filhos.
Os Gileaditas começaram a buscar desesperados, um lutador (10:18). Encontraram esse alguém, em Jefté.
A vida dura que ele vivia, havia endurecido ainda mais para cumprir esse papel (11:1-3)
A história da vida de Jefté se desenrola em 5 episódios
1º- A apostasia em que Israel tornou-se a envolve. (10:6-16)
- Deus os repreende e fala para eles buscar ajuda nos deuses
- Trouxe um confronto entre Israel e o Senhor. (10:16)
2º- O segundo episódio trata do recrutamento de Jefté (11:4-11)
3º- O terceiro episódio ocupa uma conversação diplomata (11:12-28)
- O fracasso dessa conversa conduziu ao quarto episódio (11:27-28)
4º- O quarto episódio começa a batalha (11:29-38)
- A decida do Espírito do Senhor sobre Jefté conduz a vitória decisiva. (11:29)
- Jefté faz um voto desnecessário. (11:30-31)
Este voto prometia um holocausto
Não especificava a vitima mais o meio como seria identificada. (11:31a)
Colocou em risco todos os moradores de Israel.
Para choque de Jefté foi sua filha única que saiu ao seu encontro. (11:34-36)
- Neste caso não foi como o caso de Abraão que ouviu uma voz vinda do céu dizendo: não faça nada com o menino. Jefté ouviu somente um silencio da parte de Deus.
- O Senhor ficou irado com o voto de Jefté.
5º- O quinto episódio fala da afronta dos Efraimitas. (12:1:7)
Com a eliminação das batalhas externas, brotam ciúmes entre as tribos de Israel. (cf. 8:1-4).
É bem claro que por Efraim ser a maior tribo, não queria reconhecer ninguém fora dessa tribo, como juiz, muito menos um Gileaditas.
Jefté tratou o assunto com um concilio de paz. (v.2-3).
Jefté já havia pedido ajuda a eles antes, mais eles negaram.
Aplicação:
Quantas pessoas se sentem os melhores e quando você pede uma ajuda ou um favor, eles recusam? Depois ficam arrumando confusão com quem está fazendo.
Efraim era uma tribo de covardes.
Quantos covardes existem no nosso dia a dia? No trabalho, em casa, na escola, na igreja...
Jefté não obteve resposta de Efraim e partiu para a batalha contra eles. (v.4)
Jefté usa uma estratégia de humor para acabar com os fugitivos de Efraim.
Chibolete = espiga de cereal.
Os efraimitas tinham uma pequena dificuldade em pronunciar algumas palavra Hebraicas
Tudo isso mostra como era profunda a divisão em Israel.
Ibsã, Elom e Abdom
Depois dos dois Gileaditas Jair e Jefté, a histeria vem acompanhada por estes três personagens da tribo do norte
Ibsã era de Belém – da tribo de Aser.
Elomera da tribo de Zebulom e
Abdom, era de Piratom que ficava na região central de Canaã na fronteira entre Efraim e Manasses.
TRAGEDIA NO POVO HEBREU - SANSÃO (Jz.13)
Quando se fala de Sansão, o que vem em sua mente? (Os caipiras de Beverly Hillbillies) Jethro Bodeen
Vemos na historia de Sansão
- Uma promessa de Deus para uma mulher estéril.
- Um homem forte de cabelos compridos
- Feriu 1.000 homens com uma queixada de jumento
- Matou um leão com as mãos
- Casou com a filistéia Dalila
O que devemos aprender com a história de Sansão?
Como um homem, chamado por Deus, não conseguiu perceber seu potencial.
- A mãe de Sansão omitiu a função dele. Era o Libertador (vs.6-7) Manoá não sabia qual era a função de Sansão e pergunta ao anjo: “Como devemos criar o garoto?” (v.12)
O anjo não responde. (v.13)
- Deixamos de ser abençoados porque não guardamos o que Deus está falando. A mãe de Sansão tinha que prestar atenção em tudo.
Quando Deus fala, ouça atentamente, pois ele pode recusar a repetir a mensagem.
O anuncio do destino de Sansão
- Ele nunca levou a sério sua missão. (Ser nazireu) não podia comer uvas (13:14)
- Livrar Israel dos filisteus (Jz.13:5) – Ao invés disso, acabou se envolvendo com eles.
- Isso foi plano de Deus (14:4) – Sansão entraria em conflito com os filisteus e iniciaria a libertação.
- Por que Deus não falou para Sansão sobre seu ministério? Porque era para os pais instruí-lo, e não fizeram.
Sansão mata um leão e depois come mel.
Quando vai visitar sua namorada, ele é atacado por um leão e o mata. Na terceira vez que passa por ali, vê mel na caveira do leão e o come.
O que isso significa?
- Ao matar o leão Sansão mostra o que é capaz de realizar com sua força.
No cap.15:14, os filisteus ataca Sansão, assim como o leão.
O grito de jubilo dos filisteus, era como o rugido do leão.
E quanto ao mel?
- Comer o mel indica que Sansão tem dificuldade em controlar seus desejos.
- A vontade de comer o mel mostra que ele considera os seus desejos físicos mais importantes do que o chamado de Deus.
- O doce mel prenuncia os encantos femininos de Dalila, sua outra mulher.
O plano de Deus acontece
Sansão faz um enigma e a noiva dele é ameaçada se não descobrir a resposta. (14:15)
Sansão acaba cedendo e fica furioso pelos filisteus adivinhar o enigma.
- Ele fica furioso por não poder ver a noiva (15:1)
- Começa o plano de Deus contra os filisteus (15:2-3)
- A noiva de Sansão com sua família é morta pelos filisteus. (15:6)
Muito mel (prazer) pode ser prejudicial para a saúde
Em vez de Sansão assumir seu papel como libertador, ele se envolve com uma prostituta. (16:1) – Tem muitos crentes se envolvendo com o mundo –
- A prostituição é a porta de entrada para a morte. (Pv.5:3-5)
- Tem muita gente flertando com o perigo.
- Sansão começou namorar Dalila. Ele tinha que considerá-la uma ameaça.
- Chega à conclusão que manter Dalila com ele é mais importante do que ser escolhido de Deus.
Por que Sansão perdeu a força, quando cortaram o seu cabelo?
Será que sua força estava no cabelo?
- Ele tinha que permanecer longe das mulheres filistéias.
- O cabelo comprido era um lembrete visível de sua relação especial com Deus. Quando Dalila corta seu cabelo, ela corta a relação de Sansão com Deus.
- Sua identidade e seu destino, estava ligado ao cabelo (13:5) sobre sua cabeça não passará navalha.
- A sua felicidade e a satisfação sexual, foi mais importante do que sua vocação divina.
No fim da sua vida, ele pede a morte a fim de vingar dos filisteus.
Quando Sansão feriu mil homens com uma queixada de jumento, ele orou para não morrer de sede (15:18-19), agora ele pede a morte. (16:28).
- Nem ali no seu fim, Sansão entendeu que ele era o libertador – ele quis vingança.
- Sua ironia simboliza a cegueira espiritual – uma pessoa irônica, é cega espiritualmente.
- Sem o reconhecimento do seu chamado ele não conseguiu ficar em pé quando a tentação surgiu.
Mesmo na morte as motivações de Sansão não eram puras, porque ele buscou motivação pessoal e não a gloria de Deus.
Mesmo assim ele acabou fazendo aquilo que havia sido separado pelo Senhor.
APLICAÇÃO
Aprendemos aqui que, mesmo que as coisas não são como nós queremos, elas são a vontade de Deus.
- Se sua família não é como você gostaria, entenda, ela é assim porque essa é a vontade de Deus.
- Não é porque seu marido bebe que você vai beber. Isso é para você aprender a lidar com pessoas assim.
- Paulo disse: fiz me fraco para ganhar os fracos. (I Co.9:22)
- Ele está dizendo que fez escravo dos fracos. “Serviu os fracos” (I Co.9:19)
Muitos cristãos são como Sansão.
Percebem que tem um relacionamento com Deus, mais perdeu a visão do que é ser cristão.
- Muitos jovens se identificam como cristãos, mais não conseguem perceber porque Deus os chamou para ser cristãos.
Somos todos matadores de leões, mais nosso apetite por doce (mel) pode impedirmos de compreender o nosso potencial.
Apesar de todo seu fracasso, Sansão foi um precursor de Jesus o qual mediante sua morte derrotou um grande inimigo e libertou o povo.
A ORIGEM DOS IDOLOS DE MICA
No restante deste livro, não se trata mais sobre os juízes levantados por Deus, mais sim, sobre assuntos internos de Israel.
É um quadro triste da confusão, da idolatria, do pecado, e da violência.
Tudo começa com o caso de Israel ser destruído de dentro para fora, porque cada um fazia o que achava certo. (17:6)
A destruição da vida espiritual começa também de dentro para fora e isso acontece quando o crente começa a fazer aquilo que ele acha que é certo.
Mica, entra na história como um ladrão confesso.
Ele tinha pegado o dinheiro e agora esta confessando a sua mãe (17:2)
O dinheiro roubado havia sido dedicado a Deus por sua mãe.
Está cena está repleta de ironia e ilustra perfeitamente o caos que surge quando a pessoa faz o que quer.
1.100 ciclos de prata representavam uma grande quantia de dinheiro. (R$ 19.600,00)
Quando Mica confessa que roubou o dinheiro, ao invés da mãe repreende-lo, ela abençoa (17:2)
Quantas mães tem abençoado e apoiado seu filho nas coisas erradas que eles fazem?
A própria mãe, acaba usando o dinheiro de forma errada. (17:4) manda fazer ídolos com uma parte desse dinheiro.
Mica teve uma casa de deuses e consagrou um de seus filhos, para que fosse sacerdote. (17:5)
Qualquer doutrina na igreja moderna que não esteja fundamentada em Cristo, e este crucificado, trata-se de idolatria.
O que Mica fez estava tudo contrário a Palavra de Deus.
A palavra do Senhor determinava:
- Um só lugar de culto
- Proibia imagens.
- A ninguém foi permitido ser sacerdote, a não ser os filhos de Arão
Cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos (17:6)
Muitas igrejas estão com uma liderança imprópria. “Cada membro faz o que quer. As pessoas são conduzidas ao erro”.
Ontem eram os guardadores das promessas, hoje é, a igreja adaptada as necessidades dos membros.
- Os guardadores da promessa: Ouvem o ensinamento e aplica em sua vida.
- Os adaptados as necessidades: Ouvem o ensinamento e julgam; Fulano tem que mudar.
Logo depois ele consagra um levita por pai e sacerdote (17:7-10)
Se Fineias, o sumo sacerdote, e todo o povo tivessem obedecido as Sagradas Escrituras, este levita não teria tido que viajar procurando lugar em que pudesse servir ao Senhor.
- Muitos de nós não obedecemos as Escrituras e com isso colocamos pessoas para fora da igreja.
Mica chamou a sua capela de casa de Deuses (v.5) isso porque a verdadeira casa de Deus tinha sido abandonada e era difícil achar naquele tempo como o é hoje.
- Hoje as pessoas querem mais diversão do que adoração.
Parece que os pregadores hoje, estão a venda como estavam naquele tempo (17:11-13)
Não era bem assim, porque, depois, foram roubados os ídolos como os sacerdotes.
Mica tinha um pouco de conhecimento do culto Bíblico, mas somente o suficiente para fazer dele um culto idolatra e supersticioso.
Os judeus ficaram tão envergonhados com o que este homem fez que perderam a vontade de honrar Moises, e pronunciaram Manassés no lugar de Moises.
Mica ao pedir para o levita, “se meu pai e sacerdote”, ele queria que aquele homem fosse alguém que ele pudesse recorrer em busca de orientações, em questões religiosas.
Na verdade ele era mais como um filho do que como um pai. (17:11)
Qual foi o libertador que Deus levantou da tribo de Dã? Sansão! (13:2)
A tribo de Dã estava vivendo no meio dos filisteus. Não tiveram coragem para enfrentá-los.
- Manda cinco espias para expiar a terra.
- Eles chegaram a casa de Mica e reconheceram a voz do levita (18:3)
Eles pediram para o levita sacerdote consultar ao Senhor (18:5)
Isto mostrou o quanto o povo estava distante do Senhor.
Qual foi o erro desses homens?
- Eles mesmos deveriam ter consultado ao Senhor.
- Deveriam ficar assustado em ver um levita assumindo o lugar de sacerdote
- Deveriam ficar indignados por ver uma casa de deuses
O mesmo tem acontecido nos dias de hoje. Muitos crentes tem participado de cerimônias em uma igreja católica (casa de deuses)
A CONSEQUENCIA DO ERRO
Tudo que Mica fez junco com o levita-sacerdote foi roubado. (18:18-20)
O levita-sacerdote e sua linhagem, foram sacerdote da tribo dos danitas (tribo de Dã), até o dia do cativeiro. (18:30)
- Este levita, era neto de Moises. (Ex.2:22) o nome Manassés. (Isso explica o porquê Jeroboão escolheu Dã para ser uma das cidades onde ele colocou um bezerro de ouro e fez dela um dos santuários do reino do Norte. (I Rs.12:25-30)
- Este cativeiro que fala no verso 30, não é o cativeiro dos assírios. Até porque seria impossível haver um santuário idolatra nos dias de Davi, anos mais tarde.
A tribo de Dã suscitou a idolatria – passou a ser uma tribo idolatra com falsos sacerdotes. (18:30)
O símbolo da tribo de Dã é uma serpente.
Jacó quando foi abençoar os seus filhos, colocou Dã como uma serpente. (Gn.49:16-18)
A Bíblia refere a satanás como a serpente. (Gn.3:1e14 ; Ap.12:9 e 20:2)
As primeiras pessoas a blasfemarem a Deus foram da tribo de Dã. (Lv.24:11)
Quando o reino foi dividido, Jeroboão fez dois bezerros de ouro e colocou um em Betel e o outro em Dã (I Rs.12:27-30)
Obs. A cidade de Dã, foi Laís, que eles tomaram e lhes chamaram Dã (Jz.18:27-29) segundo o nome de Dã seu pai que nasceram a Israel (filho de Jacó)
A culpa de tudo isto foi da tribo de Dã (Jz.18:30)
O profeta Amós revela a sentença da tribo de Dã e todos aqueles que adoram aos seus deuses (Am.8:14) “...cairão e não se levantarão jamais”.
Em (Ap.7) a tribo de Dã não é contado entre os 144.000
- Entra Manassés no lugar da tribo de Dã (Ap.7:5-8); Jacó não teve nenhum filho com o nome Manassés.
O que deixou a tribo de Dã fora do céu? “O caráter que morde por trás. Falar mal da vida do irmão”
O irmão e a irmã danita: aqueles que julgam os outros.
- Aumentam seus defeitos e diminuem suas virtudes.
- Os irmãos danitas vão se perder, e o pior é que não vão sozinhos, levarão outros juntos.
- O falar mal é uma dupla maldição, caindo mais pesadamente sobre que fala (Pv.18:21) (Tg.1:26)
O restante do livro de Juízes se desenrola em quatro acontecimentos.
- A afronta em Gibeá (19:1-28)
- Preparativos para a guerra (19:29 ; 20:11) “A convocação do levita e a resposta de Israel”.
- A guerra propriamente dita (20:12-48).
- A reconstrução no depois da guerra (21:1-25)
A ação principal ocorre no terceiro acontecimento. Os dois primeiros levam ao terceiro, e o quarto acontecimento é a conseqüência do resultado
O primeiro acontecimento atende a dois objetivos principais. “Hospitalidade”
Primeiro - Mostra o quão desonrado havia se tornado Israel no período de Juízes.
A hospitalidade que era a marca do povo Israelita, estava agora esquecida. Vemos isso no fato de ninguém hospedar o levita.
A primeira em Belém foi a hospitalidade normal. Observe que o pai da concubina do levita, não queria deixá-lo ir. (19:1-10)
Segunda em Gibeá, é totalmente pervertida e grotesca, semelhante a Sodoma. (Gn.19:1-13)
“descobri que o motivo da maldição na humanidade está relacionada ao homossexualismo. As guerras, a violência, o desamor, a destruição, tem tudo haver com este mal”.
Em Sodoma, Ló acolhe os anjos e os homens querem abusar sexualmente deles.
Aqui os homens querem abusar sexualmente do levita
No Novo Testamento o homossexualismo mudou a gloria do Deus incorruptível em semelhança de homens corruptível (Rm.1:23)
- Paulo está dizendo aqui que as pessoas receberam a palavra de Deus e não responderam a ela como deveriam. Em vez de glorificar a Deus, eles viraram as costas para a Palavra. “A rejeição de Deus por parte do ser humano, leva a punição do ser humano por parte de Deus”.
- Hoje tem acontecido o mesmo. O movimento (LGBT) tem mudado a Bíblia, adaptando-a as suas praticas pecaminosas. Removeram os versículos que condenam suas praticas. “Aquilo que foi inspirado pelo Espírito Santo, foi removido pelo pensamento humano”.
- Em nossos dias há certa dificuldade de você hospedar alguém por causa destas conseqüências.
O viajante havia evitado as cidades pagãs para repousar e buscou hospitalidade no povo de Israelita. (v19:12-14)
A SITUAÇÃO DO IDOSO
Quando o povo de Deus faz tudo que acha certo aos seus próprios olhos, não é melhor do que os sodomitas.
O idoso aparentemente exemplar teve um senso pervertido de lançar duas mulheres inocentes aos depravados homens daquela cidade.
No verso 22 a Bíblia coloca aqueles homens como filhos de belial (hb. senhor da morte)
(v.23-24) aqui temos a total decadência moral. “O pai oferecer a filha para ser abusada pelos homens daquela cidade”.
A SITUAÇÃO DO LEVITA
Vem aqui outra coisa pior. O próprio levita é ainda o mais pervertido de todos.
Depois de ter permitido jogar sua concubina ao “populacho”, ele foi para a cama e evidentemente não pensou mais nela.
Veja a frieza de coração! (vs.27-28)
- Ela estava quase morta a porta:
- Não se importou com o que ela estava sentindo
- Mandou ela levantar.
- Foi para casa ao invés de procurar ajuda médica.
- Provavelmente ela morre no caminho. (ou ele à mata)
- Despedaçou em 12 partes.
Diante desta atitude podemos entender o porquê aquela mulher tinha ido embora. (19:2) O levita era um pervertido. Observe que não há indicação alguma dela ter um relacionamento com outro homem.
Quantos maridos têm o mesmo sentimento com suas esposas?
- Não tem consideração.
- Não há respeita.
- Não se importam.
- São verdadeiros cavalos dentro de casa.
O resultado é um baita chifre, o abandono, o divorcio. ( Mesmo o marido sendo Cortez, corre-se o risco, Imagine sendo estúpido?)
Muitas mulheres também são verdadeiras onças dentro de casa
A CONVOCAÇÃO DO LEVITA E A GUERRA
Israel estava vivendo uma bagunça moral. Já não havia mais respeito pelas autoridades eclesiásticas. Observe que quem podia fazer a convocação para uma assembléia era só o líder do povo (Moisés, Josué). Neste caso, o levita quis ser líder.
Na assembléia, o levita apresentou a hipóteses de um relato torcido do que tinha acontecido. (Confira 20:5 e 19:25)
A fala do levita impressionou a todos os membros da assembléia, e eles se levantaram como a um só homem contra Gibeá (20:4-7)
A guerra é parecida com a do inicio do livro só que as circunstancias são diferentes. No inicio do livro, a guerra era contra os Cananeus, aqui é contra os irmãos. (20:28)
La no inicio, a vitória é concedida imediatamente, (1:4), aqui no final, ela é retida até que Israel seja totalmente quebrado e desmoralizado. (20:27-28)
Hoje não é diferente; Quando entramos em guerra em nossa casa, nossos irmãos na igreja, Deus retém as vitorias totalmente até sermos quebrantados.
Quando guerreamos contra o inimigo, Deus nos concede vitória. Mais quando guerreamos contra o irmão, as vitórias ficam retidas.
Dificilmente Israel teria vitoria, porque essa guerra foi marcada por um homem de mau caráter.
Enquanto estivermos com um caráter mau perante o Senhor, seremos sempre derrotados.
Por três vezes o povo consultou o Senhor (vs.18; 23; 28) – Em duas vezes o Senhor não promete vitória.
- Na primeira vez eles estavam tão comprometidos com a guerra que pressupunham a aprovação do Senhor. Deus manda Judá subir primeiro, porque a concubina era de Judá.
- Na segunda vez os consulentes (aqueles que consultam) mostram uma imensa perda de confiança, depois da imensa derrota. Tinham duvidas ao prosseguir com a guerra e referiram-se aos Benjamitas como irmãos. Era o que o Senhor queria.
Enquanto estivermos olhando par os nossos irmão como inimigos, vamos sempre perder as batalhas.
- Na terceira vez foram novamente enviados a guerra, mas agora por fim com uma promessa de vitória.
Na batalha que se seguiu inverteram-se os destinos de ambos os lados quando o Senhor interviu
Não resta duvida de que os Benjamitas precisavam ser punidos pelos seus erros, mas a nação toda, quase foi destruída por causa da péssima condição moral e espiritual.
APLICAÇÃO
Às vezes pensamos que a nossa luta é contra as pessoas os irmão e queremos enfrentá-los, achando que estamos certos. Mais o mesmo Deus que peleja por nós peleja por eles também.
Israel julgava os Benjamitas como grandes pecadores, mais o próprio Israel estava sem comunhão com o Senhor a ponto de dar ouvidos a um levita mentiroso e de mau caráter.
Quantas vezes condenamos uma pessoa porque damos ouvidos a um mentiroso de mau caráter?
Quando condeno alguém, significa que já perdi minha comunhão com o Senhor. Tenho que pensar que sou tão falho quanto àquela pessoa que estou condenando.
Neste terceiro episódio parece que o Senhor está irado com o restante de Israel como está com os Benjamitas e ele demonstra isso distribuindo vitórias e derrotas.
No verso 26 fala de choro, jejum e ofertas pacificas.
Isso significa que eles chegaram à conclusão de que o Senhor estava irado com eles.
- O choro significava arrependimento.
- jejum significa reconhecer que estamos errados
- A oferta pacifica simbolizava que a comunhão com o Senhor estava restaurada.
São as três coisas que precisamos para vencer as batalhas. Arrependimento, reconhecer os erros e restaurar a comunhão com Deus.
A REINTEGRAÇÃO DOS BENJAMITAS SOBREVIVENTES
A tribo de benjamim havia ficado extinta com somente os 600 homens que havia fugido para o deserto.
O povo havia feito um grande juramento em Mispa de que não daria suas filhas como mulheres para os Benjamitas. (21:1 e 5). (Um voto que só aparece agora)
O objetivo deles era assegurar que o mal cometido pelos Benjamitas não contaminasse toda a nação e com isso, puni-los.
Quando viram que a tribo de Benjamim estava extinta o povo ficou em desespero (21:3)
- Quando o povo é governado por entusiasmo, e não pela palavra de Deus, comprometem-se com votos que os levam a dificuldades.
A tribo de benjamim merecia ser punida porque recusaram julgar o mal de Gibeá (Gibeá era uma cidade da tribo de benjamim).
Isto mostrou que benjamim era simpatizante do erro de Gibeá.
- Quando vemos alguém fazer uma coisa errada e não punimos, nos tornamos simpatizantes do erro.
Se Israel tivesse seguido a Palavra do Senhor e esperado pela sua direção, o fim dessa história poderia ser bem diferente.
Israel começa agora a agir corretamente (21:4)
A primeira tentativa de lidar com o problema é um juramento para evitar outro problema (21:6-13)
Era um ato justificável, mais ao mesmo tempo, condenável, porque o povo de Jabes Gileade pagou o preço com suas próprias vidas. (8-11)
O povo de Jabes Gileade recusou subir contra os Benjamitas.
A segunda tentativa foi exatamente da mesma maneira.
As mulheres que trouxeram de Jabes Gileade, não deu par os homens de Benjamim. Trouxeram 400 moças virgens (v.12), e os homens de Benjamim eram 600. (20:47)
Eles pedem para o restante de Benjamim ir ao assentamento em Siló e arrebatar as moças para serem suas mulheres. (20-21)
Veja como Israel estava declinado da Palavra de Deus:
O Senhor tinha ordenado três festas anuais
- Páscoa – (Dt.16:1-8)
- Pentecostes – (Dt.16:9-12)
- Tabernáculo – (Dt.16:13-17)
Israel faz menção somente a uma festa anual (v.19)
Veja o absurdo:
Os mesmo homens que ficaram irados com o estupro da concubina do levita, agora pedem para os Benjamitas seqüestrarem as filhas de Siló.
Eles ainda pediriam aos homens de Siló que aceitassem mansamente o que aconteceu com suas filhas, como um ato consumado (numa boa) (22)
Ele queriam dizer: “Vocês não deram suas filhas quebrando o voto, elas foram arrancadas de vós, nisto estais isentos do voto”.
Diante deste comportamento vemos que, Israel estava falido moralmente e espiritualmente.
Mesmo assim a história avança para um equilíbrio delicado mais a tranqüilidade foi restaurada. (23-24)
CONCLUSÃO
Surpreendentemente Israel sobreviveu mais isso se deu ao controle de Deus e não ao desempenho dos lideres.
A sobrevivência de Israel no período caótico dos juízes, foi um milagre da graça de Deus, assim como a salvação nos nossos dias é pela fé (Ef.2:8).
BIBLIOGRAFIA
D. A. Carson - Comentario Bíblico Vida Nova
UNGER Merril Frederick - manual Biblico Unger
Dr. Howard Vos - Série Concisa Introdução à Bíblia
SWAGGART Jimmy - Biblia de Estudo do Expositor
Ângelo Pedro Depintor