HABACUQUE O PROFETA INSENSÍVEL

15/07/2014 08:25

 

 

Analisando alguns dos personagens bíblicos, comparei Habacuque como um fleumático.  Quando ele vê o pecado do povo e ora a Deus pedindo uma resposta, Deus disse que ele não teria que esperar muito tempo, que os babilônicos seria a vara que usaria para castigar Judá, Habacuque procura um lugar para esperar a resposta de Deus.  Só um fleumático para tomar uma decisão desta. Ele não age com rapidez, mas procura sempre um tempo a mais. Mesmo em meio os lamentos de Habacuque, ele manteve a calma.

 

Quando Habacuque viu o mal que o povo estava fazendo ele procurou saber de Deus qual seria a punição para aquele povo. Creio que ele queria uma resposta imediata de Deus pelo que clamou.  “Até quando, Senhor, clamará eu, e tu não escutarás? Gritar-te-ei violência! E não salvará?”  (Hc.1:2).  Aqui ele está buscando o seu próprio interesse, de uma maneira moderada.  Habacuque estava interessado na paz no meio do povo porque gritava a Deus: “...Pois a destruição e a violência estão diante de mim...” (Hc.1:3).  Ele tentava transmitir este sentimento sobre aqueles que o rodeava.

Habacuque estava interessado na libertação do povo e não em coisas materiais, “Ai daquele que acumula o que não é seu, e daquele que a si mesmo se carrega de penhores! Não se levantarão derrepente os teus credores? E não despertarão os que te hão de abalar? Tu lhes servirás de despojo”. (Hc.2:6-7). Com isso ele separa do povo para esperar a resposta de Deus. “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que o meu Deus me dirá...”(Hc.2:1).

A pressão que Habacuque estava vivendo, estava revelando o caráter do profeta.  Um caráter de homem de fé, que confiava no seu Deus.  “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela fé”. (Hc.2:4).

A reação calma de Habacuque é uma característica do fleumático.  Não encontramos traços de exibicionismo na vida dele. Aqui não se trata de um tributo a sua vida espiritual, como também é uma característica de um fleumático cuja tendência é conservadora.

 

A TRANFORMAÇÃO

Diante daquela situação, Habacuque consegue ser transformado mantendo sua aparência como profeta no meio do povo.  Um fleumático consegue manter essa calma no meio de crises que se levanta. Ele estava esperando o dia da angustia que viria, “Pois em silencio devo esperar o dia da angustia, que virá contra o povo” (Hc.3:16). Mas o Espírito Santo na vida de Habacuque o leva a se alegrar mesmo nos momentos de crises. “Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”.  (Hc.3:18).

Este poder transformador de Habacuque é o que Deus quer fazer na vida dos crentes. Mesmo em tempos de crises o Senhor quer que sejamos transformados e cheios do Espírito Santo.

Habacuque foi cheio do Espírito Santo por que:

  1. Confessou todos os pecados conhecidos  (Hc.2:6-19)
  2. Submeteu-se inteiramente a Deus  (Hc.1:12-17)
  3. Agradeceu a Deus pela promessa (Hc.318).