FUGINDO DE DEUS
A história de Jonas fala de grandes acontecimentos. Fala da “Grande cidade Nínive” (Jn.1:2), “Grande tempestade” (Jn.1:4), “Grande temor” (Jn.1:10), “O Grande peixe” (Jn.1:17), também fala de uma “Grande bondade” (Jn.4:2).
A cidade de Nínive era uma cidade maior que “Mococa”. Havia nela mais de 120.000 habitantes (Jn.4:11) e levava três dias para percorrê-la (Jn.3:3). A pregação de Jonas naquela cidade foi: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”.
O povo desta época tinha mais temor pelas suas vidas. Quando lemos sobre a pregação de Pedro que quase de três mil almas se converteram (At.2:41), ficamos admirados, mas na pregação de Jonas, mas de 120.000 pessoas arrependeram dos seus erros e foram salvas.
Quando Deus escolhe uma pessoa, ela pode fugir para onde quiser, mas o seu fim é fazer o que Deus determinou.
Talvez você esteja fugindo do chamado de Deus para sua vida, com isso estará sofrendo até reconhecer que precisa cumprir ao chamado do Senhor.
Deus quer te levar a lugares altos, à grandes realizações, foi para isso que ele te chamou. Não fuja de Deus como Jonas fez. Você pode até dizer: Não estou fugindo! Veja algumas colocações sobre Jonas e intérprete em sua vida.
1 - DEUS QUER DISPONOBILIDADE
O Senhor disse para Jonas: “Dispõe-te e vai”. O que o Senhor espera de nós é disponibilidade para servi-lo. Deus quer que você seja disposto em vir para a igreja, disposto em evangelizar, discípula, buscar vidas para o reino dos céus.
Jonas até se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor. (1:3)
Muitas pessoas tem disponibilidade para tudo, menos para buscar a Deus. Tem disponibilidade para passear, ir em festas com amigos, trabalhar fazendo hora extra, mas não tem disponibilidade para ir a igreja. Isso é fugir de Deus. quantos no horário de culto, estão passeando, festejando, etc.
Observe que Jonas até foi ao porto, comprou passagem, só que na hora de embarcar, tomou a direção errada. (1:3)
Tem muitos até vindo a igreja mas estão comprando passagem para o inferno. Estão na igreja só o corpo físico, mas o coração está longe de Deus.
Os jovens encontram a maior dificuldade em ficar 2 horas dentro da igreja, mais não tem dificuldade nenhuma em passar a noite toda acordado dentro de uma danceteria, ou pelas quebradas da noite. Para muitos, quando sai da igreja, tomam direções erradas que os levam para longe de Deus.
Estão deixando de buscar as coisas grandes de Deus para buscar as coisas pequenas deste mundo.
2 - O QUE ACONTECE QUANDO FUGIMOS DE DEUS
A primeira coisa é levantar uma tempestade. (v.4). ela vem para destruir, assim como estava o navio, a ponto de despedaçar. (v.4).
Essa tempestade pode ser uma crise financeira, desemprego, enfermidade, rompimento de um relacionamento, etc.
Quando alguém está fugindo de Deus, ela tem a sensação de medo assim como foi com os marinheiros, houve “grande temor” (v.10).
A pessoa precisa vender o que tem para pagar dividas. Desfazer de uma coisa para salvar outra, assim como os marinheiros faziam, estava jogando a carga fora para tentar salvar o navio.
Muitos precisam vender casa, carro, moveis, para pagarem suas dividas e isso é resultado da fuga para com Deus.
Deus tem promessa de colocar a pessoa por cima e não por baixo (Dt.28:13), mas aquele que foge de Deus, acaba ficando por baixo. Jonas foi para o porão do navio. (v.5).
Aquele que está fugindo de Deus não consegue enxergar a gravidade da situação. Jonas estava dormindo e não via o que estava acontecendo.
É impressionante o quanto uma pessoa quando foge de Deus, causa problema para os outros.
A desobediência de Jonas colocou em risco toda a tripulação daquele navio. Veja que o navio estava na direção certa, os marinheiros no seu destino certo, só Jonas estava na direção errada.
Quando toda a família serve ao Senhor e um membro da família começa andar na direção errada, ele passa a ser um problema sério dentro de casa e pode até causar a destruição da família.
Ela é sempre despertada pelos outros para buscar a Deus. Jonas foi despertado pelo mestre do navio a buscar a Deus. (v.6). aquele que está fugindo de Deus, vai sempre trazer consigo o mal.
3 - AS CONSEQUENCIAS DE QUEM FOGE DE DEUS
É arremessado ao mar.
Os problemas vão só aumentando
Desce ao mais profundo abismo
Enquanto não houver arrependimento a pessoa continuará no mais profundo abismo.
Jonas levou três dias para arrepender e pedir perdão. Quando ele reconheceu que estava errado Deus falou ao peixe e este vomitou Jonas na praia de Nínive. (Jn.2:10).
Arrependa-se ainda hoje e desfrute do melhor de Deus para sua vida. Não deixe para amanhã, arrependa-se agora mesmo e peça perdão a Deus. e ele te colocará onde ele determinou.
Presb. Ângelo Pedro Depintor - Lider da Congregacional Betesda - Rua Antonio Marchesini 300 Cohab II - Mococa SP