ESCOLHIDO PARA VENCER

29/11/2015 11:34


Texto básico  (Juízes 6:11-24)

 

INTRODUÇÃO

 

Conhecemos bem a historia de Gideão.  Um homem que foi escolhido por Deus para livrar Israel das mãos dos midianitas, e com 300 homens apenas (Jz.7:7), matou 120.000 soldados dos midianitas, amalequitas e o povo do oriente. (Jz.8:10). 

Humanamente dizendo, foi uma luta desigual.  400 midianitas para cada soldado de Gideão.

Podemos notar nesse numero de homens que para Deus o que importa é a qualidade espiritual e não a quantidade.  De um exercito de 32 mil homens, Deus reduziu para 300.

Deus separou aqueles que beberam água como cães, vigiando.  O motivo que nos leva a vitória é quando somos vigilantes diante das batalhas.

 

SITUAÇÃO DE ISRAEL

 

Fazia sete anos que Israel estava sendo massacrado pelos midianitas.  Tudo que Israel plantava, conquistava, vinha os midianitas e destruía.  Levavam o que podia e o restante eles destruíam.  (Jz.6:3-4). 

 

Qual é o midianita da sua vida?  Talvez seja o desemprego, crise conjugal, familiar, crise financeira...  O que você ganha, desaparece de sua mão sem saber para onde vai.   Há quanto tempo você tem sido massacrado por esses problemas?

 

Havia medo no coração de Israel e gastavam seu tempo fazendo covas e procurando cavernas para esconder do inimigo.  (Jz.6:2)

Covas representa morte espiritual. E cavernas representa depressão. 

Elias quando foi jurado de morte por Jezabel ele ficou deprimido e escondeu numa caverna, foi preciso Deus mandar o profeta deprimido sair.  (I Rs.19:9).

Talvez você tenha passado boa porte de seu tempo escondendo dos problemas, fugindo das crises. Ou esteja enfrentando um momento de depressão em sua vida, Deus está te dizendo que você foi “escolhido para vencer”.

 

Com todos aqueles anos de prejuízo e só ficarem com o trabalho de plantar sem obter lucros e renda dos seus esforços, Israel estava debilitado (desanimado) (Jz.6:6).

Imagine você trabalhar o mês todo e quando recebe o pagamento, não dá para nada? E todo mês ser assim?  Você vai ficar animado com o trabalho?  Claro que não!  Essa era a situação de Israel.

 

O povo começou a clamar a Deus e o Senhor mandou um profeta para levar a palavra a eles, só que não deram ouvidos ao profeta. (Jz.6:8-10).

 

Você que está lendo esta mensagem, quantas vezes Deus tem mandado homens como profetas até você para te avisar dos caminhos errados que você tem andado, mas você não tem dado ouvidos. 

 

A crise que estava sobre Israel era porque estavam temendo aos deuses dos amorreus.  (Jz.6:10).

Qual deus você tem temido?

O povo cristão quer andar como o mundo anda.  Os jovens de hoje tem prazer em passar 5 à 6 horas ouvindo um som infernal dentro de danceterias e não tem prazer em ficar duas horas dentro de uma igreja louvando a Deus.  Vestem-se muito bem para frequentarem festas mundanas e às vezes vai para a igreja vestido de qualquer maneira. 

Estão temendo os deuses dos amorreus.

 

DEUS OLHA PARA NOSSAS ATITUDES

 

Você nunca está sozinho(a).  Deus está de olho em tudo que você faz.  A Bíblia diz que:  “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. (Pv.15:3).

Diante de uma situação tão caótica, Deus estava de olho naquele povo e viu ali alguém diferente.  Um homem chamado Gideão.

 

Ele estava fazendo algo diferente do costume da época.

Se você quer chamar a atenção de Deus, faça algo diferente das pessoas, não faça o que todos fazem.

Enquanto o povo estava cavando covas e procurando cavernas, Gideão estava malhando trigo para por a salvo dos midianitas. (Jz.6:11).

 

Ele estava malhando trigo no “lagar”. 

Lagar é um lugar onde se pisa uvas para fazer vinho, isso quer dizer que Gideão estava malhando trigo com os pés. (Lugar de costume para malhar trigo se chama “eira”).

A atitude de Gideão chamou a atenção de Deus.

Gideão estava preocupado com o bem estar de sua família, suas rendas e Deus viu sua preocupação.

Quando você está preocupado com o bem estar de sua família, o Senhor será contigo e te ajudará. (Jz.6:12).

Quando você se esforça para fazer a diferença, Deus se assenta para te assistir.  O anjo estava assentado debaixo do carvalho olhando Gideão trabalhar.

 

Você que está dizendo neste momento: “Eu preciso mudar minha vida!”  Deus manda te dizer: “Vai nessa tua força”.

 

Deus só se faz presente na vida daqueles que procura fazer a diferença.

 

A DIFERENÇA DE GIDEÃO

 

Por que Deus escolheu Gideão para livrar Israel?

Havia algo em Gideão, que precisamos saber, e isso poderá ajudar muito você a vencer os problemas que tem te massacrado.

Observe as colocações no versículo 13.

 

  • Gideão sabia que o povo estava sem Deus.

Quando o anjo fala “O Senhor é contigo”, Gideão responde:  “Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso?”  Ele quis dizer:  Estamos sem Deus!

Este deve ser o primeiro pensamento de quem não consegue vencer os problemas.

 

  • Gideão acreditava nas maravilhas de Deus.

Ele disse para o anjo:  “E que é feito de todas as maravilhas que nossos pais nos contavam?” 

Você precisa crer em um Deus de maravilhas.  Crer que o mesmo Deus que libertou Israel das mãos dos egípcios é o mesmo Deus que pode te libertar dos problemas que te aflige.

Gideão acreditava em um Deus que abriu o mar, fez a rocha jorrar água, fez cair o maná do céu...  E você, em que crê?

 

  • Ele sabia que aquele castigo era permissão de Deus.

“O Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas”.  Na maioria das vezes os castigos que nos sobrevém é permissão de Deus.  Vejo as lutas como a misericórdia do Senhor.  Ele permite as lutas para lembrarmos que precisamos dEle. 

 

  • Gideão se sentia o menor de todos.

Quando o anjo falou que Deus havia escolhido para livra Israel, ele disse: “Sou o menor da casa do meu pai”.  Hoje as pessoas querem ser grande só que Deus escolhe aqueles que se sentem pequenos, para fazê-los grande.  Davi era o menor da casa de seu pai e foi o que derrotou o grande Golias.

Quando a pessoa reconhece ser o menor, ela esta simplesmente dizendo: eu preciso de Deus.

 

A TRANSFORMAÇÃO

 

Quando você está na presença de Deus sua vida é transformada.

A transformação nos traz algumas qualidades importantes.

A primeira coisa que acontece é querer experiências com Deus.  Gideão pediu um sinal ao Senhor.  (Jz.6:17) “Se agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal...”

 

Você não quer mais sair da presença de Deus.   Gideão pediu para o anjo ficar ali até ele voltar.  Quando temos a vida transformada por Deus, queremos cada dia mais a presença dele (Jz.6:18) “Rogo-te que daqui não te apartes até que eu volte...”

 

A pessoa transformada tem prazer em trazer ofertas ao Senhor. Gideão foi buscar a sua oferta.  (v.18b) “...e traga a minha oferta e deponha diante de ti”.

Meu amado(a), qual é o prazer que você tem em ofertar na casa do Senhor?

 

Aquele que é transformado tem temor ao Senhor.  Gideão temeu por ter visto o anjo de Deus.  (Jz.6:22) “...Ai de mim, Senhor Deus! pois vi o anjo do Senhor face a face”.

Quantos cristãos conhecemos que não tem temor a Deus?  São pessoas que nunca foram transformados pela Palavra de Deus. 

 

Amado(a), quando você está na presença de Deus, por mais complicado que pareça sua situação, o Senhor te consola assim como Gideão foi consolado pelo Senhor.  (Jz.6:23) “Porem o Senhor lhes disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!”

 

CONCLUSÃO

 

O cristão transformado tem prazer em edificar altar.  Gideão quando foi consolado por Deus teve prazer em edificar um altar e deu o nome de “Jeová Shalom”  O Senhor É Paz.  (Jz.6:24).

Altar tem três significados.  “Entrega”, “Sacrifício”, “Aliança”.

Aquele que quer construir um altar a Deus precisa entregar sua vida a Cristo, sacrificar as suas paixões, seus desejos, sua carne, seu orgulho e fazer uma aliança com Deus.  Aliança significa compromisso.

 

Que Deus abençoe sua vida, e saiba, você foi escolhido para vencer.

 

(II Tm.1:7) “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

 

 

Pb. Ângelo Pedro Depintor



Crie um site gratuito Webnode