DESCREVENDO O ESPÍRITO SANTO

29/07/2011 17:13

 

DESCREVENDO O ESPIRITO SANTO

 

Ele contende com os pecadores

(Gn. 6:3). Então disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.

 

Ele reprova

(Jo. 16:8).   Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

 

Ele consola

(At. 9:31). A igreja na verdade tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo.

 

Ele nos ajuda em nossa fraqueza

(Rm. 8:28). Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.

 

Ele ensina

(Jo. 14:26). Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

 

Ele guia

(Jo. 16:13). Quando vier, porem, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir.

 

Ele Santificará

(Rm. 15:16). Para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.          { I Co. 6:9-11 }

 

Ele testifica sobre Cristo

(Jo.15:26). Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que ele procede, esse dará testemunho de mim;

 

Ele glorifica a Cristo

(Jo. 16:14). Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

 

Ele tem poder próprio

(Rm. 15:13). E o Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais rico de esperança no poder do Espírito Santo.

 

 

Ele sonda tudo

(Rm. 11:33-34). Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria , como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis são os seus caminhos! Quem pois conhece a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?   { I Co. 2:10-11 }.

 

Ele age segundo Sua vontade

(I Co. 12:11). Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um individualmente.

 

Ele habita com os santos

(Jo. 14:17). O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

 

Ele pode ser entristecido

(Ef.4:30). E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

 

Ele pode ser envergonhado

(Is. 63:10). Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

 

Ele pode sofrer resistência

(At. 7:51). Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.

 

Ele pode ser tentado

(At. 5:9). Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis ai à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.

 

 

                                                                                  Pb. Ângelo Pedro Depintor            26/06/2011