DESCEU ÀS PARTES INFERIORES E PREGOU AOS ESPÍRITOS
“ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra ?” Ef 4:9.
A junção destas duas passagens é proposital, tendo em vista que o assunto é o mesmo; porém há uma dificuldade de interpretação na expressão: “ pregou aos espíritos” ( VS.19 ).
Antes de nos determos em analisar a expressão supra; devemos notar que a descida de Cristo às regiões inferiores da terra, já havia predito por ele mesmo: “ pois como Jonas Esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noite no SEIO DA TERRA” ( Mt 12: 40 ).
O seio da terra ou coração da terra ( versão ARA ), diz respeito ao hades ( grego ) ou sheol (hebraico), que é lugar intermediário ( porque não é definitivo – Ap 20:14 ) das almas dos falecidos que partiram deste mundo ( Pv 5:5 : Lc 16:22, 23 ).
Desacordo com a narrativa de Lucas 16: 23-26; até o tempo de Cristo, a alma dos falecidos justos ou ímpios desciam para o hades, sendo que havia uma separação geográfica entre o lado dos justos(Chamado seio de Abraão ou paraíso : Lc 23:43), e o lado dos ímpios ( chamado de inferno: Lc 16:23)
A descida de Cristo ao hades se deu na ocasião de sua morte física ( At 2: 27 ); note que a palavra “ desceu” denota que a localização do hades possivelmente é o centro da terra ( Pv 15:24 ).
Um dos motivos da descida de Cristo ao hades, era a de transferir o “ seio de Abraão”, bem como de transportar os santos do velho testamento para o novo lar, isto é, o 3º Céu ou paraíso (2 Co 12:2-4; Mt 27:52 ), conforme descritos por Paulo em Ef 4:8.
Mas retornando ao polêmico assunto sobre a “pregação” de Cristo aos falecidos no mundo dos mortos; muitas e diferentes especulações/interpretações, tem sido apresentados pelos exegetas antigos e modernos; sendo que a mais impressionante é aquela que afirma ter, “Jesus Cristo pregado o evangelho aos perdidos dos hades com o “propósito de dar-lhes o meio de se livrarem da ira de Deus” , diz Steiger’( in loc.) ( Conf. N.T. interp. Por Vers. ;vol.6, pg. 154).
O que nos parece mais coerente seria: Cristo anunciou (Gr. Kerussein= proclamar; não evangelizein= evangelizar), aos anjos caídos (2 Pe 2:4,5) aos habitantes do hades, a sua vitória o diálogo e suas ordens (Cl 2:15) .
Ademais a Bíblia revela a impossibilidade de uma segunda oportunidade por parte daqueles que morreram ( veja: Lc 16:27-31 ) , esta verdade é estendida pelo escritor de Hebreus (9: 27), que revela o futuro dos mortos: o veredicto será sem dúvidas justo ( Ap. 16: 7).