COMO PROSPERAR

16/06/2016 18:01

 

A duvida mais cruel que surge é esta:   “Por que não prospero?”

 

Tudo que está registrado na Bíblia, Deus deixou como ensinamento, como exemplo para seguirmos.  Portanto, se você quer ser próspero, é melhor obedecer ao que a Bíblia diz.

 

Uma área critica onde satanás constantemente acha lugar na nossa vida é a área financeira.

Jesus nos advertiu que não podemos servir a dois senhores, porque sempre iremos devotar mais a um deles. (Mt.6:24)  Você não vai prosperar servindo as riquezas.

Anos depois o Apostolo Paulo ensina a Timóteo que aqueles que querem ficar ricos, caem em muitas tentações e acabam afogados na ruína. (I Tm.6:9) 

Se os cristãos não conseguem obedecer a Deus nesta área, dificilmente conseguirão resistir o pecado em outras áreas de sua vida.    Veja o que diz a Palavra de Deus em (Pv.3:9-10) Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

 

Devolver a Deus, é o primeiro principio de um planejamento financeiro.

 

Exemplo do direto de Deus.

Um pai levou seu filho casula no restaurante e perguntou: O que você quer comer?  Ele respondeu: Batata frita!  O pai pediu a maior porção de batata fritas para seu filho.  Terminando  sua refeição ele estendeu a mão ao prato do filho para pegar uma batata frita. O  garoto bateu na mão do pai e disse:  Essas são minhas!

O filho esqueceu que, quem o levou ao restaurante foi o pai, quem perguntou o que ele queria foi o pai, quem fez o pedido, foi o pai e quem pagou a conta foi o pai.

 

Assim é Deus na nossa vida. Ele tem o direito do que nos dá.  Não prosperamos, porque retemos o que é de direito de Deus.

 

Satanás sabe que quando você deixa de ser dizimista, ele encontra liberdade para atuar em todas as outras áreas de sua vida.

 

A palavra de Deus nos ensina alguns princípios para termos uma vida prospera.

O que devemos fazer para prosperar financeiramente é:

·         Primeiro – Tenha  compromisso com Deus  (Pv.3:3-4)

·         Segundo – Confia em Deus e não nos seus pensamentos  (Pv.3:5-6)

·         Terceiro – Temer a Deus e afastar do mal  (Pv.3:7-8)

·         Quarto – Honrar a Deus com os teus bens  (Pv.3:9-10)

·         Quinto – Ser submisso a Deus mesmo em experiências de aflições  (Pv.3:11-12)

 

O que precisamos fazer é nos entregar totalmente ao Senhor Jesus.

Exemplo: Um garoto assistia o culto e, quando o diácono passou recolhendo as ofertas, ele não tinha nenhum dinheiro para colocar na salva, então, pegou um pedaço de papel e escreveu: “Eu entrego a mim mesmo”.

 

Quero levar você a refletir sobre o exemplo das igrejas da Macedônia.  (II Co.8)

Eles foram um exemplo de Amor, companheirismo e generosidade.

 

O compromisso com a Palavra de Deus dava a eles um coração generoso. 

Podemos entender aqui, que o caminho para a prosperidade é um coração generoso. Observe algumas questões importantes sobre a igreja da Macedônia.

 

A igreja de Corintos tinha começado a arrecadar ofertas para os pobres e pararam. Paulo usa o exemplo dos irmãos da Macedônia, para estimulá-los a completar as ofertas que haviam prometido.  (II Co.9:1-3)

 

 

APRENDENDO COM A IGREJA DA MACEDÔNIA  (II Co.8)

 

Os irmãos da Macedônia, mesmo em muitas tribulações e pobreza, tinham prazer em dar com alegria o pouco que possuía (II Co.8:2).  Eles sabiam que dar é melhor do que receber. (At.20:35)

Eles contribuíam segundo a medida de suas posses e acima delas  (v.3)

Eles pediram com muitos rogos (suplicas) a graça de participarem da assistência aos santos. (v.4) 

Eles deram a si mesmo primeiro ao Senhor  (v.5)

Eles cresceram na graça de dar  (v.7)

A inspiração maior deles estava na dádiva de Cristo que, sendo rico se fez pobre  (v.9)

Paulo ensinava e instruía eles a contribuírem 

Eles visavam a igualdade de recursos entre os irmãos  (v.13-15)

 

“Para você prosperar é necessário desprender da pobreza.  Enquanto você estiver dizendo: Não tenho condições, não tenho dinheiro, etc., você estará preso na pobreza”.

 

Quero que você entenda que: “DÍZIMO É LEI, OFERTA É GRAÇA”.

Talvez você sejas um dizimista fiel, mais não é um ofertante.  Você está só cumprindo a lei e deixando de participar da graça.  Quando sua oferta for maior do que seu dízimo, então a prosperidade de Deus virá sobre você.

O apostolo Paulo afirma aos Corintos que a contribuição cristã é retribuída com benção  (II Co.9:6)

 

Deus só prospera aqueles que têm o coração generoso a contribuir na sua obra         (II Co.9:10-11)

 

A igreja da Macedônia era muito pobre, mas desprenderam da pobreza e buscaram alem de suas posses investir na obra de Deus.

 

Algumas pessoas assumem compromissos muito depressa, mas demoram demais para cumpri-los. E tem mais: passado o momento da emoção e especial motivação, arrependem-se do compromisso assumido, ou verificam que não o podem cumprir, mas têm que fazê-lo, mesmo com pesar. Daí o ensino de Paulo:  (II Co.9:7-9)

 

Deus abençoe sua vida

Pr.  Ângelo Pedro Depintor